Terça-feira, 14 de Julho de 2009

Gestão de tráfego na auto-estrada...

 

Controladores de tráfego procuram apoio de colegas para lidar melhor com o stress
 
Sete em cada cem controladores de tráfego aéreo (CTA) procuraram, no ano passado, a ajuda dos colegas para superar o stress, no âmbito de um programa de apoio para situações de forte reacção emocional
 
«A esofagite [inflamação do esófago devido ao refluxo gástrico] é uma doença profissional dos CTA.
 
Todos temos esta doença que é directamente proporcional ao stress», salientou o coordenador do CISM e antigo controlador de tráfego aéreo.
 
António Guerra adiantou que 86 por cento das pessoas que passam pelo CISM manifestam, nas 24 horas que se seguem a um acidente crítico, algum tipo de reacção cognitiva, física ou emocional.
 
«A questão que se coloca é saber se fizeram tudo para evitar um determinado incidente»
 
Para o coordenador nacional, o CISM poderia ser útil a um vasto leque de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, paramédicos, bombeiros, polícias e professores.
 
O CISM é um programa internacional dinamizado pela NAV, a empresa que controla o tráfego aéreo em Portugal, e que garante assistência e apoio psicológico aos técnicos de informação e comunicações aeronáuticas e controladores de tráfego aéreo.
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=136400
 
 
Centros de controlo e gestão do tráfego em auto-estrada.
 
http://www.lacote.ch/dossiers/evenements/_158863.php
 
 
Sistema de Controlo de Tráfego
 
O sistema de controlo de tráfego por meio de câmaras cobre grande parte do sistema rodoviário actual, visa dimensionar e disponibilizar com mais rapidez os recursos da concessionária.
 
Também é utilizado pela Polícia Militar Rodoviária, que mantém um policial por 24 horas no Centro de Controle Operacional da AutoBAn
A concessionária ainda faz verificações ininterruptas das rodovias, em intervalos máximos definidos, por meio das equipes do SAU – Sistema de Auxílio ao Usuário.
 
http://www.autoban.com.br/concessionaria/imprensa/index.cfm?objectId=21195680-1321-0A9F-1B30B17051D89CAC
 
CCR/Brisa promove campanha de segurança na AutoBAn

Apesar de representarem 6% do tráfego de veículos nas rodovias sob concessão da AutoBAn, os acidentes com motos equivalem a 20% do total desse tipo de ocorrência e 35% dos feridos atendidos pela Concessionária.
Do total de motos envolvidas em acidentes, 95% têm menos de 250 cilindradas.
 
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=8490952&indice=10&canal=159
http://www.grupoccr.com.br/home/Default.aspx
 
Rebocador fatalmente atingido
 
Inquérito levou a reter duas causas para explicar o acidente:
 
A presença de um veículo de serviço ao longo da via e a presença de trabalhadores ao longo de uma auto-estrada torna vulneráveis os acidentes rodoviários.
 
Os empregadores devem assegurar que os operadores têm o conhecimento necessário para identificar os perigos no local de intervenção “Speed on-site” (Velocidade no local)e para implementar as medidas de segurança; desenvolver métodos seguros de resolução de problemas, assegurar, nomeadamente, que têm um número de segurança quando intervêm na estrada, para ser visto e notado.
 
Accès Internet au rapport dépersonnalisé (209 Ko, PDF)
Accès Internet aux annexes du rapport (966 Ko, PDF)
 
Lei dos Seguros de Miller
- Os seguros cobrem tudo o que se possa imaginar, excepto o que acontece.
 
 
 
publicado por cambiantevelador às 18:25
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