Terça-feira, 15 de Junho de 2010

Cobrança Electrónica de Portagens...

Como funciona a cobrança electrónica de portagens

 

http://www.tollroad.govt.nz/About/How

 

Suporte à instalação experimental do primeiro sistema em regime de "free-flow" numa SCUT.

 

http://economico.sapo.pt/noticias/brisa-apresenta-hoje-nova-empresa_78065.html

 

 

Lei n.º 30/2007 de 6 de Agosto

Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2004/52/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, relativa à interoperabilidade dos sistemas electrónicos de portagem rodoviária na Comunidade, tendo em vista a implementação do serviço electrónico europeu de portagem.

 

http://dre.pt/pdf1s/2007/08/15000/0503005032.pdf

 

SCUT: só Via Verde tem condições para cobrar portagens a 1 de Julho

 

O atraso na portaria que regulamenta as especificações da matrícula electrónica (chip) praticamente inviabiliza o surgimento de novas soluções tecnológicas até essa data, pelo que só a Via Verde deverá estar em condições para avançar já com a cobrança nas Scut.

 

O parque automóvel em circulação é da ordem dos cinco milhões de veículos e cerca de metade já tem um identificador para a cobrança electrónica: a Via Verde.

 

O sistema explorado por uma empresa controlada pela Brisa é o dispositivo de cobrança electrónica universal usado por todos os operadores de auto-estradas. Mas há excepções.

Na Scut Norte Litoral, concessão liderada pelos espanhóis da Cintra, a opção já anunciada é o recurso a um sistema de pagamento concorrente desenvolvido pela também espanhola Indra.

 

http://www.ionline.pt/conteudo/64362-scut-ate-1-julho-todos-os-veiculos-terao-ter-ou-pedir-um-identificador

 

Eng. Mário Lino - SCUT

http://www.youtube.com/watch?v=FVf0jaU1MxE

 

Autos estradas SCUT são “opção política” seguida na Europa

  

http://www.centrofundao.com/mpcore.php?name=Noticias&file=article&sid=1782

 

AR pode travar introdução de portagens nas Scuts a 1 de Julho

No dia 24 de Junho será votada, na Assembleia da República, uma proposta de lei para a revogação dos chips das matrículas e se os partidos da oposição votarem contra, "não haverá forma de cobrar as portagens nas Scuts a partir de 1 de Julho".

 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1591621

 

Governo quer portagens em mais 4 SCUT até final do ano

 

Em causa estão as concessões do Algarve (gerida pelos espanhóis da Ferrovial), a da Beira Litoral e Alta (ao encargo da Mota-Engil), da Beira Interior (sob a alçada da Soares da Costa) e a da Interior Norte (nas mãos da Effage e da Sonae).

 

 http://economico.sapo.pt/noticias/governo-quer-portagens-em-mais-4-scut-ate-final-do-ano_92108.html

 

Para o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL),

 

«não haveria condições» para introdução de portagens na região, «na medida em que há uma via alternativa e os estudos indicaram claramente isso». Com portagens, continuou Macário Correia, «não seria possível fazer funcionar a economia do Algarve em termos normais, engarrafando a Estrada Nacional 125, que, na prática, é uma rua e cuja obra de requalificação não está feita».

 

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1593355

 

Publicados diplomas que fixam preços das portagens

 

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=175861

 

 

Governo definiu tarifa de referência, salvaguardando hipótese de isenções e ainda de variações de valor

 

Os utentes das SCUT vão passar a pagar cerca de oito cêntimos por quilómetro, de acordo com a resolução de Conselho de Ministros publicada em "Diário da República" que indica como tarifa de referência 0,06671 euros, a que acresce 21% de IVA, para veículos classe 1.

 

A cobrança de portagens nas três auto-estradas até aqui sem custos para os utilizadores já está definida e publicada em "Diário da República". Além da tarifa de referência a aplicar ao quilómetro para os veículos classe 1, refere igualmente que para as restantes classes 2, 3, 4 o valor não pode ser superior a, respectivamente, 1,75, 2,25 e 2,5.

 

Fica definido que os utentes das três SCUT que passam a partir de 1 de Julho a ser portajadas terão de ter um dispositivo de identificação electrónica ou fazer prova de que já o encomendaram.

 

Isto porque o sistema de cobrança de portagens "desenvolve-se segundo uma solução exclusivamente electrónica" e, acrescenta o diploma, as formas de pagamento nas novas portagens "devem ser compatíveis com os sistemas de pagamento em vigor na rede nacional concessionada", que sejam de pré--pagamento, identificando ou não o utente, ou de pós-pagamento.

 

Os diplomas agora publicados vieram alterar os contratos de concepção, construção e exploração das SCUT Beira Litoral, Costa da Prata, Norte Litoral, Grande Porto, Grande Lisboa e Norte, alteração essencial para a introdução de portagens, mas também para definir o novo modelo de financiamento rodoviário.

 

A partir de agora, os concessionários, além de receberem pela disponibilidade da via, passam a receber pela disponibilidade do sistema de portagens.

No caso do Grande Porto serão 5,4 milhões de euros por ano, na Costa de Prata 2,8 milhões de euros, na Norte Litoral não está quantificado. A Estradas de Portugal receberá as receitas das portagens.

 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1587883

 

A28 será a SCUT mais cara

 

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=175752

 

Na Suíça, a vinheta é vendida à entrada no país.

 

Os condutores de veículos estrangeiros que circulem nas auto-estradas sem portagens manuais terão de adquirir um identificador, à semelhança do que acontece nalguns países europeus.

 

Por exemplo, na Áustria é obrigatório comprar um cartão que se cola no pára-brisas e pode funcionar para um ou mais dias. Na Suíça, a vinheta é válida por um ano. É vendida à entrada no país.

 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1592605



"Uma ditadura perfeita é aquela onde os dirigentes conseguem transformar a população em escravos obedientes e orgulhosos de o serem."

Aldous Huxley

 

 

 

  

  

  

publicado por cambiantevelador às 01:49
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