Terça-feira, 12 de Agosto de 2008

"Novas e Velhas Causas"...

 

 

                  Trabalhar nas Auto-estradas é trabalhar em perigo -

 

 

"Novas e Velhas Causas"
 Encontro Anual da Direcção de Exploração da Brisa
12 e 13 de Março de 1993 (TRÓIA) 
 
- Introdução: Súmula dos assuntos e conclusões dos grupos de trabalho, relativos á assistência a utentes.
Participaram os encarregados de assistência a utentes, os operadores de comunicações, os oficiais de mecânica, e o responsável Eng.xxxxx xxxxxx, e Eng.ª.xxxxxxxx xxxxxxx; ficando como orador deste grupo de trabalhos, o Sr. Xxxxxxx xxxxxxxx
Chegou-se á conclusão que entre as várias necessidades e problemas do sector, as mais prementes são:
 
Um prémio de risco, eventualmente incorporado nos seguros da Brisa, em virtude dos oficiais de mecânica estarem em permanente risco, com a intervenção nos acidentes, ou no serviço nocturno, uma vez que andam sós.
 
Relativamente ao equipamento de segurança, foi realçada a necessidade do uso de luvas adequadas e outros equipamentos, devido a novos perigos de doenças contagiosas, e também, o fácil acesso a análises médicas devido a esses mesmos casos.
 
No que diz respeito á sinalização das viaturas, foi bastante discutido, o problema, com os painéis, quanto á sua melhor funcionalidade, como exemplo: o painel ser accionado no interior da viatura e não na sua retaguarda como presentemente.
 
Também se discutiu, quais as melhores mensagens a transmitir ao utente, através do mesmo. Foi sugerido também material reflectante na traseira da viatura, assim como, rotativas mais modernas já existentes no mercado, com menor consumo de energia e um maior flash.
 
Outros problemas com alguma complexidade, tem a ver com os procedimentos com animais (cães) vivos e também com a remoção de objectos na faixa de rodagem, principalmente nas 3ªs vias, com separador em betão, foram estes os principais temas abordados em relação aos oficiais de mecânica.
 
Passando para a central de comunicações, foi levantado o problema da sobrecarga dos telefones entre as 9 e as 18 horas, o que põem em causa muitas vezes a operacionalidade da mesma, isto porque, tem a seu cargo, os SOS, as comunicações rádio e a responsabilidade dos vários registos e mapas diários.
 
Quanto ao relacionamento da CC e entidades exteriores, parece que em alguns CAM'S, a chamada da BT e o pedido das ambulâncias não tem a necessária prontidão.
 
Também existem alguns problemas na chamada dos rebocadores, mas principalmente, na sua capacidade executiva em acidentes mais graves. Existe portanto a necessidade de ter algum rebocador, com outro tipo de compromisso com a Brisa.
 
Entrando, agora pelo tema formação, foi considerada bastante útil e só pecando pelo pouco número de horas, realçou-se a necessidade de acompanhamento da mesma por parte dos encarregados de assistência a clientes para que depois no terreno não existissem muitas duvidas quando aos procedimentos a tomar.
 
Também pareceu, haver bastante interesse que venha a existir uma formação muito específica, para a desempanagem e para a sinalização. Quanto á formação para a central de comunicações, uma vez que existirá vontade de informatizar a mesma, será necessária formação nessa área específica.
 
Espero com esta descrição (uma vez que participei neste encontro com o encarregado Sr.xxxxxxxx),  transmitir aos restantes colegas, aquilo que foi discutido e que a todos diz respeito.
 
 Adenda: As carrinhas eram de seis ou nove lugares e transportavam os colegas para as portagens, fazendo simultaneamente a intervenção mecânica e sinalização de acidentes. (Espantoso) 
  
 "É à força de coragem e de persistência que cansamos a adversidade".
Sérgio Trémont  
 
 
publicado por cambiantevelador às 11:25
link | sujerir | favorito

.Mais sobre mim em breve

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. 406 Mortos nas estradas.....

. Auto-estradas sem Brigada...

. Condução Segura e Ecológi...

. Catástrofe Rodoviária…

. Portagens - CCUT 2014...

. Mais Vítimas na Estrada…

. Fim-de-semana negro...

. Travar a Sinistralidade.....

. Dê Férias à Velocidade…

. Crise Rodoviária em Portu...

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. Contrato Promessa

. MOBILIDADE GEOGRÁFICA LAB...

. Cidadania activa: o jorna...

blogs SAPO

.subscrever feeds