Domingo, 9 de Novembro de 2008

GNR-BT deixou de patrulhar...

 

GNR-BT já não patrulha

19-06-2006

 

A Brigada de Trânsito da GNR deixou de patrulhar as auto-estradas

 

A1, A2, A5 e A23 no início do mês, altura em que entrou em funcionamento um centro de vídeo vigilância da Brisa, noticia hoje o Correio da Manhã.

 
De acordo com o jornal, a Brigada de Trânsito (BT) da GNR tem, desde o dia 07 de Junho,
cinco militares, em permanência no Centro de Coordenação Operacional (CCO) da Brisa, em Carcavelos,
dotado de um sistema de câmaras de vídeo que cobre aquelas auto-estradas.
 
Este equipamento, escreve o CM,
foi aproveitado para a concepção do novo projecto de patrulhamento, delineado pela secção de operações da BT, e assinado pelo comandante major-general Meireles de Carvalho.
 
Os carros patrulha estão agora colocados nos nós de acesso a quatro auto-estradas - A1 (Lisboa-Porto), A2 (Lisboa-Algarve), A5 (Lisboa-Cascais) e A23 (Torres Novas-Guarda) -
e só partem quando for detectada uma transgressão a partir do centro de vídeo vigilância...
 
O novo esquema de patrulhamento ainda está em fase experimental e, se resultar, será alargado a toda a rede de auto-estradas,
o que permitirá poupar nas despesas de manutenção do parque automóvel da BT.
 
O porta-voz da BT, major Lourenço da Silva, disse ao CM que o anterior sistema de patrulhamento, que previa
a circulação dos carros- patrulha nas auto-estradas,
nunca se revelou eficaz.
 
«Pretende-se que o novo modelo seja
dinâmico e adequado às necessidades»,
explicou o major Lourenço da Silva.
 
No entanto, os carros descaracterizados da BT, equipados com câmaras de vídeo e sensores de velocidade, vão continuar a circular em todas as auto-estradas...
 
As viaturas com que a BT exerce a actividade de patrulha e vigilância nas auto-estradas A1, A2, A5 e A23 são propriedade da concessionária Brisa
que paga ainda todas as despesas de combustível e manutenção das viaturas. Só não paga os salários dos militares.
 
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=697193&div_id=4071
 
 

Intervenções: FERNANDO SANTOS PEREIRA (2006-07-12)  

 

Assunto: A Videovigilância e o Acidente em contra mão na Auto-Estrada do Sul
Requerimento Nº-/X  A Sua Excelência O Presidente da Assembleia da República
No âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei nº 59/X, a Subcomissão de Segurança Rodoviária visitou a Brisa
para se inteirar do funcionamento do sistema de vídeo vigilância...

Deviam, por isso, ser escrupulosamente cumpridas as orientações da Comissão Nacional de Protecção de Dados.
 
Durante a visita de ontem à Brisa aconteceu um acidente brutal na Auto-Estrada do Sul, na zona de Palmela,
de que resultou uma vítima mortal e um ferido grave.
 
Os telemóveis dos administradores e técnicos da Brisa receberam imediatamente mensagens escritas a informar a ocorrência.
 
Nessa sequência, foi possível a todos os Deputados ver através da vídeo vigilância instalada, no Centro de Coordenação Operacional, a zona e o próprio acidente.
 
Nada melhor para accionar as medidas de socorro e
garantir a segurança para os outros automobilistas.
Este é um claro benefício da vídeo vigilância quando há acidentes.
 
Depois disso, a Subcomissão de Obras Públicas abandonou as instalações da Brisa esclarecida sobre a vídeo vigilância...
 
«a Segurança Rodoviária deve ser o pilar principal da defesa da vídeo vigilância...
 
O Deputado (Fernando Santos Pereira)
http://www.gppsd.pt/actividades_detalhe.asp?s=11593&ctd=2982 
 

Video vigilância por telemóvel... 

 

 

340 km/h na Caparica
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publicado por cambiantevelador às 19:59
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