Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008

CCO Brisa...

Correio da Manhã 16 Janeiro 2005

De olho na contramão

 Anjos da guarda
 
A partir do Centro de Coordenação Operacional da Brisa é possível saber, em tempo real, o que se passa nas auto-estradas concessionadas pela empresa.
Próximo passo: a implementação de um sistema de detecção de contramão.

Estão cinco patrulhas disponíveis para qualquer eventualidade.
“Hoje está tudo muito calmo”, afirma o operador de Central de Comunicações.
Tudo isto pode observar-se a partir do Centro de Operacional da Brisa (CCO), localizado em Carcavelos.
 
Aí existe um sistema de vigilância que permite saber melhor, e em tempo real, o que se passa ao longo das auto-estradas da concessionária.
Um dos projectos pensados para o CCO – a implementar ainda este ano
é um sistema de detecção dos fluxos de tráfego parado e de incidências de contramão.
 
CENTRALIZAR É PRECISO

Inaugurado a 21 de Dezembro de 2004
o CCO nasceu da necessidade de centralizar os 14 centros operacionais da Brisa, dispersos pelos 1100 quilómetros da rede de concessão, num só.

Luís Roda, director de coordenação operacional da empresa justifica:
 
“Antes tínhamos os serviços descentralizados pelos diversos centros operacionais.
A dispersão, para efeitos de coordenação, era uma ‘menos valia’ no que se refere a uma rápida capacidade de resposta.
O CCO é a concentração de toda essa informação que tínhamos dispersa”.
 
A concentração dá maior eficácia à Brisa,
que de imediato tem a informação daquilo que se está a passar ao longo de todas as auto-estradas de Portugal concessionadas à empresa.
 
A informação sobre um acidente, trabalhos de reparação na via ou paragem de um automóvel na berma pode chegar através dos postos SOS;
da linha azul;
das comunicações das viaturas de vigilância e assistência
a clientes que circulam nas auto-estradas 24 horas.
Ou ainda dos portageiros
 
“Este é um projecto muito ambicioso.
Vimos de uma situação em que trabalhávamos de forma analógica para uma situação em que trabalhamos de forma digital.
 
CADA VEZ MAIS RÁPIDO

Entre as vantagens trazidas pelo CCO está a possibilidade de tornar a informação para os clientes mais rápida.
O maior número de equipamentos, nomeadamente ao nível de câmaras de vigilância, permite flexibilizar a resposta em termos de coordenação.

Para além de uma vigilância de 24 horas consecutivas, o CCO coordena a sua actividade com outras entidades externas, como Bombeiros, Protecção Civil, as Brigadas de Trânsito da GNR
que também patrulham as auto-estradas concessionadas à Brisa 24 horas.

Apesar de já estar a funcionar em pleno, este projecto só estará completo ao longo de
2005.
 
“Neste momento fazemos a coordenação total e eficaz do ponto de vista operacional e vamos ter mais um ano para desenvolver novas funcionalidades.

O investimento total do CCO vai custar à Brisa cerca de 60 milhões de euros.
 
Não conhecemos esta mesma função noutro local em termos de concessionárias de
auto-estradas.

2004 NO MAU SENTIDO
27 De Janeiro
Bernardino Pinto, 83 anos, entrou em contramão na auto-estrada do Norte (A1) entre os nós de Fátima e Leiria. Depois de inverter a marcha em plena via, o octogenário colidiu com um pesado de mercadorias, sem causar feridos.
28 De Fevereiro
Dois bebés e um menino de cinco anos, ficaram gravemente feridos na sequência de um acidente de viação. Um condutor entrou em contramão no IP2, sentido Norte/Sul, junto a Castro Verde, e embateu numa carrinha ligeira. Registou-se um morto.
20 De Outubro
Um táxi entrou em contramão na Avenida 24 de Julho, colidindo com um autocarro da Carris. O taxista, de 49 anos, e o cliente, 59 anos, tiveram morte imediata. O choque provocou ainda ferimentos em três dos dez passageiros do autocarro.
14 De Novembro
José Papuchinha circulou durante 40 quilómetros na auto-estrada do Sul (A2) em contramão. Acabou por ser detido pela Brigada de Trânsito. Alcoolizado (2,20 gr/l) e a conduzir a uma média de 120 Km/h, justificou o seu acto com um desgosto de amor.
Horácio Pereira, 26 anos, entrou em contramão na A24, no nó de Bigorne, circulou quatro quilómetros e apenas parou quando embateu contra um veículo ligeiro. O acidente só resultou em danos materiais. O jovem acusou uma taxa de alcoolemia de 2,94 gr/l.
 

PERGUNTAS A... LUÍS RODA (Engenheiro/Director de Coordenação Operacional da Brisa)

Quando é que começou a ser pensado o Centro de Coordenação Operacional (CCO) da Brisa?
O ‘timing’ de início de operação foi em Janeiro de 2004, mas as questões orçamentais e a idealização de um modelo começaram a ser estudados em 2003.
Quais os principais objectivos?
Saber, em pouco tempo, tudo o que se passa no País a nível de auto-estradas concessionadas à Brisa.
O que é que acrescenta aos anteriores meios?
Não há comparação possível. Trabalhávamos de forma analógica, hoje trabalhamos com tecnologia digital. A evolução é de tal ordem que comparar com o que tínhamos é irrelevante.
Quais as principais vantagens deste sistema?
São só vantagens! O único senão foi as decisões que tivemos de tomar para fazer um investimento na ordem dos 60 milhões de euros.
Mas a melhoria de serviço e, principalmente, a segurança para os nossos clientes compensa o que foi investido pela empresa.
O CCO está, no entanto, preparado para receber mais e novas funcionalidades.
Estamos a desenvolver com a Universidade de Coimbra um sistema de detecção de fluxos de tráfego e de ocorrências de contramão. Janete Frazão
 
Fontes: 
http://www.semanainformatica.xl.pt/725/act/600.shtml
 
http://www.brisa.pt/PresentationLayer/conteudo.aspx?menuid=6
 
 
As Lei de Murphy
Se alguma coisa puder correr mal, correrá mal.
 
Corolários
1.       Nada é tão fácil como parece.
2.        Tudo leva mais tempo do que se julgava.
3.       Se existe alguma possibilidade de diversas coisas correrem mal, aquela que causar maior dano será precisamente a que correrá mal.
4.       Se você se apercebe de que há quatro maneiras de uma coisa correr mal, e se ultrapassar estas quatro, uma quinta possibilidade aparecerá imediatamente.
5.       Deixadas a si mesmas, as coisas tendem a ir de mal a pior.
6.       Sempre que você se decidir a fazer alguma coisa, haverá qualquer outra coisa que terá de fazer primeiro.
7.       Toda a solução gera novos problemas.
8.       É impossível criar alguma coisa à prova de tolos, porque todos os tolos são sumamente engenhosos.
9.       A natureza alinha sempre com imperfeição oculta.
 
Correio da Manhã 10 Novembro 2008
Violência: Dupla assaltou portagens de Santarém
Ladrão morre na A1 atropelado pela BT
 
A perseguição a dois homens que assaltaram à mão armada as portagens de Santarém da Auto-estrada do Norte (A1), anteontem à noite, terminou na morte de um dos assaltantes, que foi atropelado por um carro-patrulha da Brigada de Trânsito da GNR, depois da moto em que seguiam ter chocado na traseira de outra viatura policial.
Os dois assaltantes, ambos de 21 anos e residentes na zona do Montijo, estão referenciados pelas autoridades policiais por furtos e roubos….
 
BRISA EM SILÊNCIO
A Brisa, através do seu porta-voz, Franco Caruso, recusou ontem prestar qualquer informação sobre o assalto...
 
 http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=E8BB18F2-B735-4FD1-A40A-9B249CDD6A41&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010
 
 

publicado por cambiantevelador às 09:31
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