Domingo, 23 de Novembro de 2008

Inspecção para motociclos...

 

 

 

30 Outubro 2008 - CM

Segurança:

Centros de Inspecção já estão a preparar adaptações necessárias

 

400 mil motos inspeccionadas

Cerca de 400 mil motociclos e ciclomotores terão de ser submetidos a uma inspecção obrigatória, semelhante à existente para os automóveis, a partir de Junho de 2009.

 

De acordo com as previsões do presidente da Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA), Fernando Teixeira, a partir do segundo semestre do próximo ano entrará em vigor a legislação que obriga os veículos de duas rodas a uma inspecção obrigatória.
 

O Governo tem estado em negociações com a ANCIA para tornar obrigatória a inspecção às motos, à semelhança do que acontece em Itália e em Espanha.

 

Fonte oficial do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) garante que 'ainda não há decisão' para a data de arranque das inspecções às motos,

referindo apenas que o assunto se 'encontra em ponderação'.

 

Mas Fernando Teixeira

acredita que a legislação entrará em vigor no segundo semestre de 2009.

 

Para já, o IMTT não tem uma noção precisa do universo de ciclomotores que terá de ser submetido à inspecção obrigatória.

Certo é que existe, neste momento, 150 mil motociclos e admite--se que o número de ciclomotores seja, no mínimo, na ordem dos 250 mil.

Dado que a fase de transição do pedido de matrícula das autarquias para o IMTT ainda não terminou, é de prever que

o parque automóvel de duas rodas ultrapasse de forma substancial os actuais 400 mil veículos.

 

Pelo que revela a ANCIA, as motos deverão ser chamadas para inspecção no mesmo modelo adoptado para os carros, ou seja, de acordo com o dia da matrícula.

Para já, ainda não estão definidos os preços de cada inspecção periódica obrigatória e falta estruturar a implementação da nova legislação.

 'Estamos a discutir com a tutela (IMTT) a melhor opção:

se começamos ou não numa primeira fase com os motociclos e avançamos depois para os ciclomotores', refere Fernando Teixeira.

 

Os centros de inspecção já se estão a preparar para introduzir as novas regras e garantem que vão ter capacidade para dar resposta ao aumento da procura.

 

'Vamos fazer um investimento que, apesar de não ser avultado, é necessário', refere Fernando Teixeira, que sublinha, ainda, a necessidade de as motos serem inspeccionadas.

 

'Ninguém sabe em Portugal em que condições circulam os veículos de duas rodas.

 

O que é motivo de preocupação,

alerta. Fernando Teixeira exemplifica ainda que,

desde que foram implementadas as inspecções obrigatórias,

a responsabilidade do estado do automóvel num acidente diminuiu bastante.

 

Para preparar o sector para as alterações, a ANCIA promove hoje um workshop com especialistas e organismos internacionais para debater os

aspectos técnicos das inspecções a motos.

 

PORMENORES

ADAPTAÇÃO

Os centros de inspecção estão a adquirir material específico para inspeccionar os motociclos, num investimento que garantem ser feito em nome da segurança.

SEGURANÇA

A medida está prevista na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária (ENSR), que se encontra numa fase final de discussão e visa contribuir para melhorar as condições técnicas de motas e ciclomotores.

 

- Quanto aos preços a pagar na inspeccção, deveriam ter em conta o valor do veículo e o valor do IMSV (era justo que assim fosse, o problema é que as motos já pagam mais pelo IMSV), o que a ser assim, entre os veículos  ligeiros, deveria também ser feita a relação sobre esses indicadores.  

 

 

"Aos olhos do género humano, só é respeitável o justo.

As leis deixam de ser leis quando não são justas"

Balmes

 

 

 

 

publicado por cambiantevelador às 18:26
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