Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008

Revisão do Código da Estrada...

 

Obrigatório conduzir com as luzes acesas de dia
Medida da Comissão Europeia será implementada até 2011
 
A Comissão Europeia quer que os veículos motorizados novos incluam, a partir de 2011, luzes de circulação diurnas
que se acendem assim que a ignição é ligada, uma medida para aumentar a segurança rodoviária.
Daytime Running Light - DRL
 
A introdução obrigatória destas luzes foi já aprovada pelo grupo de especialistas de
alto nível em segurança rodoviária CARS 21.
 
A directiva hoje aprovada pela Comissão prevê que
a partir de 07 de Fevereiro de 2011
todos os veículos ligeiros de passageiros novos e comerciais ligeiros incluam DRL no seu equipamento.
Os camiões e autocarros têm um prazo mais dilatado, até Agosto de 2012.
 
Estratégia de Segurança Rodoviária estabelece várias medidas para diminuir número de mortos até 2015
A introdução da carta por pontos, aumento de radares,
melhor sinalização nas estradas,
alteração ao actual modelo da escola de condução e respectivos exames são alguns dos objectivos a cumprir até 2015 no âmbito da
Segurança Rodoviária.
 
A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015,
a que Agência Lusa teve acesso, engloba um conjunto de medidas que vão ser tomadas até 2015 com o objectivo de diminuir de 850 para 579 o número de mortos nas estradas portuguesas e colocar Portugal nos dez primeiros países da União Europeia com menor taxa de sinistralidade rodoviária.
 
O número de radares vai aumentar...
 
Até 2015, Portugal vai ter uma estrada auto-explicativa...
através de uma melhor sinalização sobre a configuração da estrada.
 
O actual modelo das escolas de condução será alterado, o que passa por reconverter este espaço num centro de aprendizagem da condução e segurança rodoviária.
 
No âmbito da Estratégia, as inspecções periódicas
obrigatórias vão ser alargadas aos ciclomotores,
motociclos, triciclos e quadriciclos, além de estar previsto uma melhoria do parque automóvel através do
incentivo à compra de carros tendo por base o critério de segurança.
 
Alargar a aprendizagem sobre segurança rodoviária às escolas... 
 
 
 Quarta-feira, 19 de Nov. de 2008 EXPRESSO
 100.000 Condutores franceses ficam sem carta
 
Quando ainda falta cerca de mês e meio para o fim de 2008, em França, até agora, 100.000 condutores ficaram sem carta, cassada pelas autoridades, por terem esgotado os pontos disponíveis.
Em Portugal, desconhece-se quando é que o sistema pode avançar.
 
A França foi o primeiro país a adoptar este tipo de cartas, em 1992, seguido por Espanha, em 2006.
 
Em Portugal, as cartas de condução digitais com um sistema de pontos fazem parte da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015
 
 Os diferentes tipos de infracção representam perdas entre: dois a seis pontos.
 
 Conduzir sem cinto de segurança, por exemplo, significa perder três pontos. Outros três por fazer inversão de marcha numa estrada com traço contínuo.
Andar sem carta, implica em perder quatro pontos e alcoolizado, seis.
 
 
"Nada fez quem não acabou.
O melhor não está em começar uma coisa, mas em terminá-la como convém".
Padre GRATRY
 
 
publicado por cambiantevelador às 19:03
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