Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

Acidentes com pesados...

Acidentes com pesados:

 
 
Despiste de autocarro causa 3 feridos, 2 são crianças
15 De Janeiro de 2009 SAPO/LUSA
O despiste de um autocarro em Outeiro da Fonte, Carvide, ao início da tarde provocou três feridos sem gravidade, dois dos quais são crianças, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria.
Paulo Carvalho,  director da empresa Rodoviária do Tejo, detentora do autocarro, explicou que «o condutor foi confrontado com um veículo em sentido contrário», situação que o obrigou «a fazer uma manobra de emergência».
 
Paulo Carvalho esclareceu que se trata de um autocarro de serviço público que transportava mais passageiros, embora não conseguisse precisar o total.
Colisão com dois pesados e dois ligeiros em Alcochete 
Um morto e um ferido grave em acidente na N118
Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na sequência da colisão entre dois pesados e dois ligeiros, na Estrada Nacional (EN) 118, junto ao Campo de Tiro de Alcochete. O acidente deixou a via obstruída, o trânsito esteve cortado nos dois sentidos durante duas horas e meia.
 
Duas vítimas do acidente tiveram de ser desencarcerados,  deslocando-se também ao local a viatura médica de emergência e reanimação do Hospital de Vila Franca de Xira, afirmou. O motorista de um dos camiões sofreu ferimentos ligeiros.Com Lusa
 
Estudo promovido pela Sernauto.
Meio milhão de veículos tem os amortecedores em estado crítico.
 
Num parque circulante total de 5,7 milhões de veículos de passageiros, comerciais ligeiros e pesados que circulam em Portugal,
mais de meio milhão tem os amortecedores em estado crítico.
 
 A Sernauto refere que a utilização dos amortecedores
“é fundamental na estabilidade do veiculo e no amortecimento em piso degradado, no entanto muitas vezes são ignorados por estarem integrados no triângulo da suspensão do veículo”,
adiantando que
“é nos Centros de Inspecção de Veículos (IPO's) que os amortecedores são pela primeira vez analisados, aos 4 anos da idade do veículo, altura em que os 20. 000Km, já foram ultrapassados e as viaturas circulam, mesmo com amortecedores em más condições”.  
 
Segundo o GIPA (Grupo Interprofissional de Produtos e Serviços Automóvel), cerca de 20 por cento dos acidentes em Portugal são causados por falhas no triângulo de segurança, (Amortecedores / Travões / Pneus).
Somente  4,4 por cento das viaturas entre os três e os cinco anos substitui amortecedores, verificando-se cada vez mais uma diminuição da taxa. Nos veículos entre seis a nove anos, verifica-se uma queda mais alta, 7,7 por cento. Marta Gomes 15.10.2008 Transportes em revista
 Sistemas Telligent
Tecnologia Mercedes-Benz podem reduzir acidentes com camiões.
A Mercedes-Benz desenvolveu novos sistemas tecnológicos que permitem auxiliar a prevenção de sinistros graves com camiões.
A fiabilidade da tecnologia foi testada numa frota de mil tractores Mercedes-Benz Actros em 2005 e 2006.
A tecnologia Telligent consiste na combinação de três sistemas,
um assistente de via, um sistema de regulação de distância e ainda um sistema de controlo de estabilidade.
O novo sistema de assistência da marca alemã é um meio altamente eficaz no combate às principais causas de acidente, tais como “colisão traseiras” e “mudanças da faixa de rodagem”. 
Actualmente o sistema de destaque na prevenção de acidentes é o Active Brake Assist, disponível há dois anos para camiões Mercedes-Benz...
Embora o Active Brake Assist nem sempre consiga evitar acidentes,
a aplicação da máxima força de travagem tem capacidade para reduzir a velocidade de impacto e, por conseguinte, minimizar as consequências de um acidente.
A rápida expansão destas tecnologias é essencial para se atingir uma melhoria a escala na segurança rodoviária. João Cerqueira  25.09.2008 Transportes em revista http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Primeiro+Jornal/2009/1/acidentenan118.htm
 Decreto-Lei n.º 342/2007 de 15 de Outubro
 

O presente decreto -lei transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2005/41/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de Setembro, e aprova o Regulamento Relativo às Fixações dos Cintos de Segurança dos Automóveis.

 
- Como será 2009 em termos de sinistralidade? É de rever o conceito do transporte de mercadorias e não só.
 
“È longo o caminho do projecto à coisa realizada”
Molière 

publicado por cambiantevelador às 22:35
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