Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

Airbag para motos...

 

20/01/2009 MOTOCICLISMO
Dakar 2009 Infordesporto
O médico que salvou o Hélder

Hélder Rodrigues está de volta, e essa é sempre uma boa notícia. Um ano e quatro meses depois de um violento acidente na Argentina que quase o matou, o piloto da Lagos Team voltou à boa forma, como provou ao ganhar a última etapa do Dakar. Mas fê-lo contra o conselho do seu médico e amigo, Pedro Barradas.

"Ligou-me quando acabou a etapa. Estava contentíssimo. Mas eu tinha-lhe pedido para não arriscar nada. Ele ia só para ver como estava, física e psicologicamente. Sentia-se bem, mas ainda não a cem por cento", conta o cirurgião ortopédico da CUF, de 54 anos, também Ele um antigo piloto de motos.

Pedro Barradas é um dos nomes mais conhecidos do motociclismo nacional, especialmente quando há azares. "Praticamente todos os pilotos que nos últimos 20 anos tiveram lesões me passaram pelas mãos", recorda. Hélder Rodrigues não é excepção, apesar de a "dívida" se estender para lá da saúde.
(…)
 
Já vai competir no sábado

Tal como em 2007, vai ser pouco o tempo de descanso para Hélder Rodrigues, que chega amanhã à tarde a Lisboa. Depois de duas semanas de Dakar, no fim-de-semana vai estar já em Ourém, na abertura do Nacional de enduro, com uma Yamaha 250 emprestada por um amigo. "Ainda não sei com que moto vai correr este ano", justifica Dário Salvador.
 
 
 
Honda desenvolve sistema de airbag para motos.
Equipamento será disponível nos EUA na moto Gold Wing
 
Texto:
Fotos: Divulgação
Redacção WebMotors
 
(23-09-2005) - A Honda anunciou o lançamento do sistema de airbag exclusivo para motocicletas. O novo mecanismo vai equipar a Gold Wing e estará disponível para os consumidores norte-americanos no primeiro semestre de 2006.

Segundo a Honda, o sistema reduz o impacto do motociclista em uma colisão frontal. Possui um módulo composto por airbag e inflador, sensores de choque, para monitorar as alterações de velocidade, e um dispositivo denominado ECU (Eletronic Control Unit), responsável por realizar o cálculo que determina o momento exacto do choque.

O accionamento ocorre por meio de quatro sensores, localizados no garfo telescópico dianteiro, que são responsáveis por identificar a mudança na aceleração causada pelo impacto, além de transmitir os dados para o ECU, que determina o tempo necessário para o airbag ser inflado. Por fim, o dispositivo envia um código electrónico para o inflador, que instantaneamente responde ao comando.

A Honda realizou estudos de crash-teste no Real World Crash Test Facility, no Japão, com tecnologia de simulação computorizada, e um boneco na posição do piloto para a análise do funcionamento da motocicleta durante a colisão.
Os resultados do crash-teste não foram divulgados.
 
 
Faz falta o sistema de “airbag” para motos, sempre se disse que o pára-choques da moto é o próprio condutor!
 
Ora veja-se:
 
http://www.youtube.com/watch?v=zkS3BRHJCXs
 
 
Testemunhos de quem exerce a profissão com uma Moto:
 
Terça, 22 de Abril de 2008 Diário de Notícias
Quando o corpo embate no alcatrão
Todos eles têm histórias sem conta de quedas aparatosas, ossos partidos ou tão simplesmente de rasgos na pele que deixam marcas ligeiras. É que, às vezes, não há como evitar que "o corpo embata no alcatrão", mas todos "voltam ao batente". Na esquadra-moto não há quem "tenha desistido por causa de um acidente", garantem. (…) Ao longo do tempo aprendeu que, em caso de acidente, "o melhor é deixar ir a moto". O corpo vai ao alcatrão, mas "os estragos não são tão grandes".
 
http://dn.sapo.pt/2008/04/19/centrais/quando_o_corpo_embate_alcatrao.html
 
 
 
publicado por cambiantevelador às 23:28
link do post | sujerir | favorito

.Mais sobre mim em breve

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. 406 Mortos nas estradas.....

. Auto-estradas sem Brigada...

. Condução Segura e Ecológi...

. Catástrofe Rodoviária…

. Portagens - CCUT 2014...

. Mais Vítimas na Estrada…

. Fim-de-semana negro...

. Travar a Sinistralidade.....

. Dê Férias à Velocidade…

. Crise Rodoviária em Portu...

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. Contrato Promessa

. MOBILIDADE GEOGRÁFICA LAB...

. Cidadania activa: o jorna...

blogs SAPO

.subscrever feeds