Segunda, 26 Janeiro 2009 Jornal de Negócios On-line
Brisa ganha adjudicação da concessão do Baixo Tejo
A Brisa venceu a adjudicação da concessão do Baixo Tejo, tal como o Negócios avançou na semana passada, informou a concessionária em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O investimento esperado é de 278 milhões de euros.
Segundo a mesma fonte, a Brisa “foi formalmente informada da adjudicação da concessão Baixo Tejo ao agrupamento constituído pelas seguintes empresas: Brisa (30%); TIIC (25%); Teixeira Duarte (9%); Bento Pedroso (7,875%); Lena (7,875%); MSF (7,875%); Zagope (7,875%); Alves Ribeiro (4,5%)”.
A concessão Baixo Tejo situa-se na zona metropolitana de Lisboa e compreende um total de 68 km, dos quais 17 km com portagem, sendo a concessão outorgada por um período de 30 anos, acrescenta o comunicado. (…).
Nota à Comunicação Social
Conheça também a concessão do IP4.
Conheça a Auto-Estrada XXI, concessionário da Transmontana
Após o lançamento de um ambicioso programa de auto-estradas, envolvendo vários concursos públicos internacionais com vista à concessão, em 2 fases entre 1997 e 2001, de aproximadamente 1.300 km de auto-estradas (sejam portajadas ou SCUT’s), o Governo lançou um novo programa envolvendo 7 novas concessões de auto-estradas, onde se inclui a Concessão da Auto-estrada Transmontana.
A Concessão da Auto-estrada Transmontana compreende o projecto, construção, alargamento, financiamento, operação e manutenção, por 30 anos, de uma auto-estrada com 191 km incluindo troços com portagens e SCUT’s.
Este projecto consiste essencialmente no melhoramento do troço nordeste do IP4 (106Km) já existente, que liga Portugal a Espanha.
Este projecto contempla ainda a construção de 32 km de auto-estrada (dos quais 14 terão portagem) bem como a operação e manutenção de 56 km de auto-estrada já existente.
Localização
A Concessão da Auto-estrada Transmontana situa-se no nordeste de Portugal, entre Vila Real e Bragança. Este projecto encontra-se profundamente integrado na rede de auto-estradas do norte de Portugal, cujas ligações com as redes transeuropeias estão agora a ser alvo de melhorias.
Brisa 14 MAI 07 SOL
Novo sistema de cobrança portagens para clientes Via Verde
A Brisa vai implementar, a partir de Julho, o sistema free flow, um novo sistema de cobrança de portagens para os clientes da Via Verde, que dispensa as tradicionais praças de portagens
Em entrevista à Lusa, Jorge Sales Gomes, da direcção de Inovação e Tecnologia da Brisa Auto-Estradas, disse tratar-se de uma «portagem inovadora na rede das auto-estradas em Portugal, um sistema de Via Verde de nova geração, sem via canalizada, mas com um pórtico por baixo do qual passam os carros».
De acordo com Jorge Sales Gomes, no sistema free flow, que vai ser implementado pela primeira vez em Benavente a partir do mês de Julho, o processo será «igual ao que é utilizado actualmente na Via Verde, em que os utilizadores só têm de usar um identificador actualizado», mas os automóveis não são obrigados a passar por uma cabine de portagem. (…)
Jorge Sales Gomes destacou também que o sistema de free flow é «mais amigo do ambiente, uma vez que evita paragens». «Cada vez mais o trânsito vai passar por estas vias em vez das vias normais, com praças de portagens. Este é um sistema feito a pensar no futuro», enfatizou Jorge Sales Gomes.
Para quem não aderir ao sistema, haverá «um desvio lateral, muito bem sinalizado, continuando a existir cabines de portagem, com vias canalizadas», à semelhança do que acontece actualmente, disse Jorge Sales Gomes. (…)
Paulo Barros disse que esta nova sinalética alargar-se-á a toda a rede de auto-estradas portuguesa, podendo também ser incluída no Código da Estrada. Lusa/SOL
Auto-estradas de Portugal 14 MAI 07 SOL
Brisa está preparada para introduzir portagens nas SCUT
O presidente do conselho de administração da Brisa Auto-estradas de Portugal afirmou hoje que a empresa está preparada para avançar com um sistema que permite a introdução de portagens nas SCUT
Vasco de Mello falava à margem de uma sessão de apresentação das operações da Kapsch Telematic Services (KTS), empresa detida em 26 por cento pela Brisa, que opera um sistema de segurança electrónica de portagens (sem barreiras físicas) na República Checa. (…)
Em Outubro, o Governo, pela voz do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, anunciou que iria introduzir em 2007 portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto. (…) Lusa/SOL
Autos estradas SCUT são “opção política” seguida na Europa
"Dão-se coincidências na vida que explicam a crença dos antigos na fatalidade".
Lucien Biart