Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

LOMBAS nas estradas...

LOMBAS nas estradas.

 
Existem dois tipos:
 
-As Speed humps, que são lombadas feitas no pavimento, construídas em alcatrão, borracha, etc, desenvolvidas na década de setenta em Inglaterra; ou as Speed bumps, que são também lombadas muito comuns (por cá) em Portugal. Eram de borracha e comercializadas pela empresa 3M. Nos últimos tempos optaram por faze-las em alcatrão, por questões económicas, mas com a finalidade de praticamente obrigar á paragem do veículo. Como falta regulamentar muita coisa em matéria de sinalização rodoviária, opta-se por um qualquer critério subjectivo.
 
Sobre lombas:
 
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.trl.co.uk/&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3DTransport%2Band%2BRoad%2BResearch%2BLaboratory%2B(TRL)%26hl%3Dpt-BR
 
 
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Speed_bump&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3DSpeed%2Bbumps%26hl%3Dpt-BR
 
 
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.bromleytransport.org.uk/Humps.htm&sa=X&oi=translate&resnum=4&ct=result&prev=/search%3Fq%3DINFORMATION%2BFOR%2Bspeed%2Bhumps%26hl%3Dpt-BR
 
-A colocação na via pública, das lombas, pelas Autarquias, ou outras entidades, nas vias do domínio privado abertas ao público, podem eventualmente ser responsabilizadas civil e criminalmente.
 
- A lei diz muito pouco:
 
Decreto-Lei n.º 379/97de 27 de Dezembro 
http://dre.pt/pdf1sdip/1997/12/298a00/68046811.PDF
 
- A fiscalização não fiscaliza o cumprimento das disposições legais sobre o trânsito e segurança rodoviária:
 
Lei Orgânica da DGV DL 484/99 de 10 de Novembro
http://www.autoescuelas.net/fgae/ponencias/alves_tome.ppt#290,2,Diapositivo 2
 
- O Código da Estrada:
 
Não existe uma uniformização internacional, como acontece com os sinais de trânsito.
 
Decreto-Lei 265-A/2001 de 28 de Setembro
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/codigo_estrada.pdf
 
 - Um "quebramolas", como dizem os Brasileiros (que no entanto têm legislação actual para estas ondulações transversais), será o mais eficaz.
Pode ser fabricada artesanalmente e os condutores que se civilizem.
 
 Dica: http://www.youtube.com/watch?v=_5ZwbDj7sQM
 
 
“Não há motivo para nos envergonharmos de haver praticado uma boa obra por indicação alheia”.
Saint-Evremond

 

publicado por cambiantevelador às 12:56
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