ESC obrigatório nos automóveis ligeiros
A partir de Janeiro de 2009, EuroNCAP só atribui as 5 estrelas se o veículo possuir ESC
O ESC pode salvar a sua vida!
A partir de 1 de Janeiro de 2009, o EuroNCAP (European New Car Assessment Programme) irá incluir o ESC (controlo electrónico de estabilidade) como equipamento de série obrigatório para se obter a pontuação máxima de 5 estrelas nos testes.
Todos os anos morrem na Europa 37.000 pessoas em acidentes rodoviários e 1,7 milhões ficam feridas. Segundo um estudo alemão, um quarto de todos os acidentes com danos pessoais graves são provocados por derrapagens. (…)
Driverless carros em 10 anos
De acordo com um artigo de Associated Press Tom Krisher, carros que se dirigem a si próprios, mesmo estacionamento ao seu destino, poderiam estar prontos para venda dentro de uma década desde que muita da tecnologia já existe para os veículos a tomar a roda: radar baseado em cruzeiro controle, movimento sensores, mudança de faixa dispositivos de alerta, controlo electrónico de estabilidade e via satélite, cartografia digital.
Os mais significativos obstáculos para os veículos poderiam ser humano e não técnico: regulamentação governamental, a responsabilidade leis, diz respeito a privacidade das pessoas e paixão pelo automóvel e de controlo que lhe são atribuídos. See - full article Artigo completo
“O homem recorda com tanto pesar as loucuras que fez como aquelas que não fez”.
Paul Valéry
Para recordar num futuro próximo:
Tributação automóvel em 2009 - Saiba quanto vai pagar a mais pelo seu carro 2008/12/29 07:53 SPP Agência Financeira
Vão-se castigar os veículos mais poluentes com um agravamento de 250 euros do Imposto Sobre Veículos Os automóveis vão ficar mais caros já a partir do próximo ano. O agravamento resulta das alterações que o Governo introduziu no Orçamento do Estado para 2009 (OE/09), que vão pesar mais na carteira dos proprietários, tanto no momento da compra como no da circulação.
O imposto pago na compra do carro Imposto Sobre Veículos (ISV) será agravado. Dos 27 modelos analisados pela Anecra apenas dois verão o seu preço reduzido em 0,2%. Esta descida é válida para o Citroën C1 e para o Peugeot 107 Trendy.
Alterações nos benefícios fiscais - Nos benefícios fiscais também houve mudanças. Os incentivos para os carros menos poluentes deixaram de existir, pelo que os contribuintes vão deixar de ter os 500 euros de incentivo. Por outro lado, «castigam-se» os mais poluentes, com um agravamento de 250 euros do ISV.
No entanto, a subida nos impostos não fica por aqui, já que o Imposto Único de Circulação (IUC), o antigo selo do carro, foi também agravado.
Assim, para os carros que já pagam IUC o aumento é de quase 13%. Quem tenha um Volkswagen Passat Variant 2.0 fica a pagar 201,52 euros, valor que compara com os 178,70 euros que pagou em 2008.
Contradições da vida...
Lei de Zé - Há sempre uma maneira mais fácil de o fazer.
Corolários
-Quando estiver a olhar directamente para a maneira mais fácil, especialmente por longos períodos, não a verá.
-Nem o Zé.
