Trânsito: Condutor circulou em contra-mão na A24 durante 15 minutos
Vila Real, 29 Jan. (Lusa)
Um condutor circulou hoje, durante cerca de 15 minutos, em contra-mão na Auto-Estrada 24 (A24), acabando por ser interceptado pela Brigada de Trânsito junto a Vilarinho da Samardã, Vila Real, disse à Lusa fonte policial.
O alerta para o condutor em contra-mão foi dado às 17:30 por automobilistas que se cruzaram com a viatura, presumindo-se que este terá entrado na A24 no nó de Vila Pouca de Aguiar ou de Pedras Salgadas.
A BT disse à agência Lusa que está a aguardar mais dados sobre este incidente, nomeadamente a idade do condutor e os motivos que o levaram a circular em contra-mão. PLI. Lusa/Fim © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-01-29 19:15:03
Brisa instala 40 aparelhos para detectar contra-mão.
Existem apenas 10 dispositivos já colocados e generalização tem sido mais lenta que o previsto
2009-01-02 JN INÊS CARDOSO
Depois de um arranque lento, 2009 será o ano da implantação do sistema da Brisa que permite detectar viaturas em contramão ou imobilizadas. Está prevista a colocação em 40 novos pontos na rede de auto-estradas.
Actualmente existem apenas 10 dispositivos instalados em sete auto-estradas, maioritariamente em zonas terminais e sem portagem, seleccionadas por serem locais de incidência de casos de contramão (ver mapa na infografia). Ao longo de 2008, foram quatro as situações detectadas pelo sistema, segundo informação fornecida pela Brisa ao JN.
Os primeiros cinco dispositivos começaram a funcionar em Setembro de 2007 e na altura a concessionária contava generalizar rapidamente a sua utilização. Contudo, a fase de testes reais e aperfeiçoamento do sistema acabou por decorrer com alguma lentidão e só agora se avançará para uma cobertura mais alargada.
No futuro, o objectivo é que o "Avisar" seja instalado na totalidade das 520 câmaras de vigilância existentes, permitindo assim a cobertura de 78,5% da rede. Na prática, trata-se de um programa "inteligente", desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da Universidade de Coimbra, que detecta movimentos fora do padrão normal de circulação. Ou seja, além de casos de contra-mão, tem capacidade para identificar viaturas imobilizadas ou animais na via - recorde-se que ainda em Outubro passado uma vaca causou um acidente na A2.
O "software" permite ainda recolher informação sobre outro tipo de indicadores, como o número de veículos a circular numa determinada estrada, a velocidade média de circulação e a taxa de ocupação das vias. Como toda a informação captada pelos dispositivos é recebida e confirmada no Centro de Coordenação Operacional (CCO), fica também facilitada a articulação com a GNR e respectiva intervenção junto de condutores em contra-mão.
Desde 2006, um elemento da agora extinta Brigada de Trânsito está permanentemente no CCO de Carcavelos.
"A partir do momento em que é confirmado um caso de contra-mão, o operador acciona os meios necessários e o procedimento passa para a alçada da GNR", sublinha fonte da Brisa.
Diferente será o caso quando um dispositivo "Avisar" detectar carga espalhada, por exemplo. Além de serem accionados meios próprios de socorro, podem, exemplifica a Brisa, ser emitidos avisos para os automobilistas através dos painéis de mensagem variável. Actualmente existem 170 espalhados pela rede.
Apesar da sua cobertura, as 520 câmaras de vigilância não são o principal meio de detecção de incidências (isto é, todo o género de anomalias nas auto-estradas), contribuindo com cerca de 8% do total.
As viaturas da Brisa são as "líderes" na detecção e em 2006 foram responsáveis por quase metade das participações (46%).
Lei da Grande Ideia
Quando você finalmente chega com a grande solução que só se encontra uma vez na vida, outra pessoa qualquer terá acabado de resolver o problema.
