Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009

Viaturas Brisa "líderes"...

 

 
Trânsito: Condutor circulou em contra-mão na A24 durante 15 minutos
Vila Real, 29 Jan. (Lusa)
 
Um condutor circulou hoje, durante cerca de 15 minutos, em contra-mão na Auto-Estrada 24 (A24), acabando por ser interceptado pela Brigada de Trânsito junto a Vilarinho da Samardã, Vila Real, disse à Lusa fonte policial.
 
O alerta para o condutor em contra-mão foi dado às 17:30 por automobilistas que se cruzaram com a viatura, presumindo-se que este terá entrado na A24 no nó de Vila Pouca de Aguiar ou de Pedras Salgadas.
 
A BT disse à agência Lusa que está a aguardar mais dados sobre este incidente, nomeadamente a idade do condutor e os motivos que o levaram a circular em contra-mão. PLI. Lusa/Fim © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-01-29 19:15:03
 
Brisa instala 40 aparelhos para detectar contra-mão.
Existem apenas 10 dispositivos já colocados e generalização tem sido mais lenta que o previsto
2009-01-02 JN INÊS CARDOSO
 
Depois de um arranque lento, 2009 será o ano da implantação do sistema da Brisa que permite detectar viaturas em contramão ou imobilizadas. Está prevista a colocação em 40 novos pontos na rede de auto-estradas.
 
Actualmente existem apenas 10 dispositivos instalados em sete auto-estradas, maioritariamente em zonas terminais e sem portagem, seleccionadas por serem locais de incidência de casos de contramão (ver mapa na infografia). Ao longo de 2008, foram quatro as situações detectadas pelo sistema, segundo informação fornecida pela Brisa ao JN.
 
Os primeiros cinco dispositivos começaram a funcionar em Setembro de 2007 e na altura a concessionária contava generalizar rapidamente a sua utilização. Contudo, a fase de testes reais e aperfeiçoamento do sistema acabou por decorrer com alguma lentidão e só agora se avançará para uma cobertura mais alargada.
No futuro, o objectivo é que o "Avisar" seja instalado na totalidade das 520 câmaras de vigilância existentes, permitindo assim a cobertura de 78,5% da rede. Na prática, trata-se de um programa "inteligente", desenvolvido em parceria com o Laboratório de Robótica da Universidade de Coimbra, que detecta movimentos fora do padrão normal de circulação. Ou seja, além de casos de contra-mão, tem capacidade para identificar viaturas imobilizadas ou animais na via - recorde-se que ainda em Outubro passado uma vaca causou um acidente na A2.
 
O "software" permite ainda recolher informação sobre outro tipo de indicadores, como o número de veículos a circular numa determinada estrada, a velocidade média de circulação e a taxa de ocupação das vias. Como toda a informação captada pelos dispositivos é recebida e confirmada no Centro de Coordenação Operacional (CCO), fica também facilitada a articulação com a GNR e respectiva intervenção junto de condutores em contra-mão.
Desde 2006, um elemento da agora extinta Brigada de Trânsito está permanentemente no CCO de Carcavelos.
 
"A partir do momento em que é confirmado um caso de contra-mão, o operador acciona os meios necessários e o procedimento passa para a alçada da GNR", sublinha fonte da Brisa.
Diferente será o caso quando um dispositivo "Avisar" detectar carga espalhada, por exemplo. Além de serem accionados meios próprios de socorro, podem, exemplifica a Brisa, ser emitidos avisos para os automobilistas através dos painéis de mensagem variável. Actualmente existem 170 espalhados pela rede.
 
Apesar da sua cobertura, as 520 câmaras de vigilância não são o principal meio de detecção de incidências (isto é, todo o género de anomalias nas auto-estradas), contribuindo com cerca de 8% do total.
 
As viaturas da Brisa são as "líderes" na detecção e em 2006 foram responsáveis por quase metade das participações (46%).
 

 

Lei da Grande Ideia

Quando você finalmente chega com a grande solução que só se encontra uma vez na vida, outra pessoa qualquer terá acabado de resolver o problema.

 

 

 

publicado por cambiantevelador às 17:34
link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Mais sobre mim em breve

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. 406 Mortos nas estradas.....

. Auto-estradas sem Brigada...

. Condução Segura e Ecológi...

. Catástrofe Rodoviária…

. Portagens - CCUT 2014...

. Mais Vítimas na Estrada…

. Fim-de-semana negro...

. Travar a Sinistralidade.....

. Dê Férias à Velocidade…

. Crise Rodoviária em Portu...

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. Contrato Promessa

. MOBILIDADE GEOGRÁFICA LAB...

. Cidadania activa: o jorna...

blogs SAPO

.subscrever feeds