Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

Em defesa dos peões...

 

 

03 Fevereiro 2009

"Marcha do caracol" em defesa dos peões
 
Marcada para esta sexta-feira nova festa onde há oito dias houve incidentes
2009-01-23 DIARIO DE NOTICIAS SANDRA BRAZINHA
 
Uma nova celebração da zona pedonal de Almada está marcada para esta tarde, uma semana depois de a Polícia ter sido acusada de agredir transeuntes. Desta vez, as pessoas são convidadas a levar protecções.
 
"Traga a sua casca de eleição" é o desafio lançado pela "marcha do caracol". O panfleto de promoção esclarece que o uso da "casca" irá servir de protecção "contra todos, veículos e bastões".
Esta é a segunda celebração promovida pelo movimento cívico Almada Pedonal. A primeira, realizada na sexta-feira passada, terminou com um balanço de três feridos e dois detidos após desentendimentos entre os activistas e a polícia.
 
"A polícia disse que os peões bloquearam o trânsito, mas nós apenas distribuímos panfletos para sensibilizar os automobilistas. No máximo travámos os veículos durante três minutos", refere a porta-voz do movimento, Sílvia Hable, esperando uma maior participação na iniciativa que decorre entre as 16 e as 18 horas. "Não vamos bloquear nada. Vamos é andar muito, muito devagar, a passo de caracol", avisa.
"Se os automóveis podem circular a qualquer hora e a qualquer velocidade, então os peões também têm o direito de andar a passo de caracol na sua zona" é o lema da acção agendada para a Praça do MFA.
 
"A ideia é formar uma fila de caracóis, numa marcha pacífica e silenciosa", corrobora Lanka Hostink, que na acção anterior sofreu ferimentos nas mãos. Na Internet, foi lançado um apelo para que as pessoas que passaram pela zona denunciem o que viram a várias entidades e que quem tem registo dos factos os disponibilize. Isto porque, segundo contam, a polícia terá apagado ou ficado com as fotografias e filmagens.
 
Os três feridos irão apresentar na próxima semana uma queixa formal contra a polícia em esquadras da PSP. Em simultâneo, cerca de dez pessoas, que também se sentiram lesadas, deverão apresentar uma queixa conjunta. A PSP explicou, na altura, ao JN que duas pessoas foram detidas por se terem recusado a desocupar uma zona pedonal por onde circulam autocarros, mas negou o uso da força.
Esta manhã, o movimento reúne-se com a autarquia para debater o regulamento da zona pedonal. http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Set%FAbal&Concelho=Almada&Option=Interior&content_id=1075843
 
03 Fevereiro 2009 Acidentes com metro são quase diários
Ontem DIARIO DE NOTICIAS SANDRA BRAZINHA
 
Os automobilistas e peões ainda não se habituaram totalmente à presença do metro Sul do Tejo. O cruzamento da Avenida 23 de Julho, no Laranjeiro, Almada, é um dos mais problemáticos, com registo de vários acidentes.
 
"Temos acidentes com o metro quase todos os dias", garantiu, ao JN, fonte policial, frisando que "os automobilistas não estão habituados e por vezes descuidam-se".
 
Os casos com gravidade têm sido poucos entre os acidentes contabilizados pela PSP desde Janeiro de 2008. Destes resultou um total de cinco feridos leves, dos quais dois foram peões. "Alguns são só toques e as pessoas não fazem participação à polícia. Por norma só somos chamados se as pessoas não se entenderem logo", explica um agente, justificando o facto do baixo registo de ocorrências contabilizadas (apenas 13).
 
Da maioria das situações resulta apenas chapa batida. A principal causa é a desobediência dos condutores, que atravessam a linha do metro quando os semáforos estão vermelhos.
 

O acidente mais grave ocorreu no passado dia 12 , com um jovem de cerca de 20 anos que ia a ouvir música de auscultadores quando circulava junto à linha do metro. "Ia a correr, bateu de chapa na lateral

 

do metro e caiu para trás na linha do sentido contrário. Teve sorte que o veículo travou a tempo", explica José Luís Brandão, presidente da Metro Transportes do Sul, sem avançar o número total de acidentes. "Não há muito a fazer, senão ter muita atenção", diz o responsável, lembrando que chegou a propor que o espaço canal fosse diferenciado, o que não foi aceite.
 
Os moradores do Laranjeiro estão em alerta. "Esta é a zona mais problemática que o metro tem. Em mais nenhuma há tantos acidentes", conta Joana Duarte, de 19 anos, referindo que nem sempre os automobilistas conseguem visualizar os semáforos ou o metro. "Muitos dos que batem não é por passarem o sinal vermelho. Quem vem de cima tem de se pôr à beira para conseguir passar e fica à frente do semáforo", exemplifica.
 
Por outro lado, Manuel Garrido, de 55 anos, deixa um aviso aos jovens peões. "Uma grande parte dos jovens atravessa isto de auscultadores. Tem havido muitos sustos, porque não ouvem os avisos do metro", alerta. "Enquanto não se resolver o problema dos semáforos pode morrer gente", acrescenta.
 
A Câmara de Almada está a tentar pôr fim às situações de conflito com o metro, nomeadamente no Laranjeiro e no Centro de Almada. O vereador José Gonçalves garante que o sistema de semaforização inteligente começará a funcionar na próxima semana no cruzamento da António Gedeão.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Set%FAbal&Concelho=Almada&Option=Interior&content_id=1126010
 
 
 Postulado da Probabilidade de Tylczack

Os acontecimentos que se dão por acaso tendem a ocorrer em grupos.

 

Lei de Everitt da Termodinâmica

A confusão está sempre a crescer na sociedade. Só se alguém ou alguma coisa estiver a trabalhar com muito afinco é que essa confusão pode ser posta na ordem numa região limitada. No entanto, este esforço resultará ainda num aumento do total de confusão da sociedade em geral.

 

 
publicado por cambiantevelador às 22:16
link do post | sujerir | favorito

.Mais sobre mim em breve

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. 406 Mortos nas estradas.....

. Auto-estradas sem Brigada...

. Condução Segura e Ecológi...

. Catástrofe Rodoviária…

. Portagens - CCUT 2014...

. Mais Vítimas na Estrada…

. Fim-de-semana negro...

. Travar a Sinistralidade.....

. Dê Férias à Velocidade…

. Crise Rodoviária em Portu...

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. Contrato Promessa

. MOBILIDADE GEOGRÁFICA LAB...

. Cidadania activa: o jorna...

blogs SAPO

.subscrever feeds