Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Pneus no automóvel...

 

Dinâmica automóvel Pneus
É necessário um controlo efectivo do condutor sobre o veículo para uma condução segura, as reacções do condutor a situações de derrapagens do veículo têm de ser eficazes, essas condições podem ser adquiridas com treino de simuladores ou em condições reais;
http://dited.bn.pt/30676/1664/2107.pdf
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.skidcar.com/&ei=ZNadSfWOBNzFjAe2-pHNCw&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3DSKIDCAR%2BSISTEM%26hl%3Dpt-BR
A Sobreviragem, seja ela de que tipo for
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobreviragem
induz em primeiro lugar uma transferência de peso para a frente do veículo, independentemente da perda de tracção, no caso do veículo descrever uma curva, os pneus têm de suportar lateralmente a Força centrífuga, devido à elasticidade dos pneus, os coeficientes de atrito (“aderência”) alteram-se, formado ângulos de derrapagem diversos no contacto com o piso, mesmo os veículos equipados com ESP/ESC
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Electronic_stability_control&ei=ct-dSZ6SMuCGjAeqm4DRCw&sa=X&oi=translate&resnum=3&ct=result&prev=/search%3Fq%3DESP/ESC%26hl%3Dpt-BR
Ou ABS
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Freio_ABS
 
que permite manter o controlo direccional em travagem de emergência, como também, entre outros sistemas, o TC, que controla a tracção evitando a derrapagem
 
http://portaberta.sitesedv.com/fotos/Image/191/eGmPuSTQ
automoveis_seguros_9_a.pdf
 
Tudo é importante, no entanto são os pneus que ligam o veículo à estrada (ao asfalto),
 
 http://www.jornalexpress.com.br/noticias/detalhes.php?id_jornal=9095&id_noticia=2129
 
Agora:
 
Segundo estudos mais recentes, têm demonstrado que os pneus em melhor estado devem estar no eixo traseiro (independentemente do tipo de tracção do carro), o que deita por terra o “senso comum” de que a “habitual” troca dos pneus (da frente com os de trás) para que os melhores fiquem no eixo da frente (visto que aqui os pneus sofrem maior desgaste) é desaconselhável.

Aqui fica o link da famosa construtora de pneus francesa MICHELIN para a questão, os pneus em melhor estado devem estar atrás por questões de segurança: 

 http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_cons_bib_pqr_neuf.jsp
 
 
Ver aqui um teste de estrada:
 
http://www.youtube.com/watch?v=FGKaUYC6Ino
 
 
Tamanhos e características
O maior erro que se pode cometer ao substituir pneus, talvez seja não usar o “tamanho” correcto. Na parede lateral do pneu é possível encontrar um código que traz o tamanho e as características do pneu:
 
P195/60R16 63H M+S
P – tipo de pneu
195 – largura da banda de rodagem do pneu em milímetros
60 – relação entre largura e altura da lateral comparada à altura
R – construção radial
16 – diâmetro do aro em polegadas
63 – taxa de carga do pneu
H – classificação de velocidade do pneu
M+S - pneu adequado a todas as estações
Não esquecer de verificar a "pressão" dos pneus regularmente.

Se o código do pneu começar com LT ao invés de P, isso significa que o pneu é adequado para utilitário leve.
A classificação da velocidade do pneu traduz a sua capacidade de dissipar o calor ou prevenir o aquecimento. Um pneu com classificação de velocidade mais alta pode dissipar melhor o calor em viagens nas auto-estradas por exemplo.
Os pneus são classificados em velocidades que variam de 160 km/h até 300 km/h. As classificações mais comuns são T (190 km/h) e H (210 km/h). Ambas excedem o limite de velocidade permitido em território nacional, portanto qualquer um dos pneus citados acima (T ou H) são boas escolhas para pneus de auto-estrada. Se for só para cidade, um pneu com classificação S (180 km/h) pode ser aceitável.

 

 

Lei de Simon

Tudo o que seja montado acabará cedendo e desfazendo-se mais cedo ou mais tarde.

 

publicado por cambiantevelador às 23:38
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