Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009

Homicídio na estrada...

Acidente entre quatro viaturas corta trânsito na auto-estrada do Sul

Hoje às 08:05 20 de Fevereiro de 2009 TSF
 
Um acidente com quatro veículos ligeiros junto área de serviço do Seixal, na auto-estrada do Sul, obrigou esta sexta-feira ao corte do trânsito no sentido Norte-Sul, disseram fontes da GNR e Brisa.
As mesmas fontes adiantaram que há destroços dos veículos acidentados, incluindo um motor, no sentido oposto ao do desastre, dificultando o trânsito neste sentido.
Fonte da GNR de Coina desconhece o número de feridos, adiantando apenas que foram solicitadas duas ambulâncias. O acidente ocorreu cerca das 06:45.
 
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1150271
 

11 Mortos e 30 feridos graves na Operação Carnaval

 25 Fevereiro 2009 09h35m JN
 
Onze mortos e 30 feridos graves em 1085 acidentes é o balanço da Operação Carnaval, que decorreu desde sexta-feira até às 24:00 de terça-feira.
 
Relativamente a igual operação em 2008, verificaram-se menos 140 acidentes, o mesmo número de mortos e mais 9 feridos graves, disse esta quarta-feira à Lusa fonte do Comando Geral da Guarda Nacional Republicana (GNR).
 
A GNR registou ainda 342 feridos ligeiros, menos 69 do que em 2008. No total, a GNR fiscalizou 10633 condutores, tendo efectuado 125 detenções, 97 das quais por excesso de álcool e 19 por falta de carta de condução válida.
Durante a operação foram ainda assinaladas 1082 contra-ordenações, das quais 140 consideradas muito graves. Das contra-ordenações 239 dizem respeito a excesso de álcool e 236 a excesso de velocidade.
 
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1153611
 

 Crimes rodoviários...

 http://diario.iol.pt/noticia.html?id=531826&div_id=4201
 
«Nos primeiros quatro meses deste ano a Brigada de Trânsito da GNR identificou mais de 250 arguidos referentes aos processos por homicídio negligente em acidentes de viação. A culpa de quem mata na estrada não é certa e para se apurarem as responsabilidades são utilizados vários meios técnicos e científicos. Se até hoje as responsabilidades têm recaído sobre o condutor, as investigações da BT prometem encontrar outras causas para as mortes na estrada. Veículos e vias também podem ser os grandes responsáveis»…
 
 Mais de 200 processos de homicídio na estrada
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=500308&div_id=4071
 A lei portuguesa prevê que as causas de acidentes de viação sejam investigadas e os culpados apurados. No entanto, em Portugal a lei está ainda longe da realidade. Os mais de mil acidentes mortais por ano são registados como homicídios por negligência pelas autoridades policiais. Mas não chega. Falta agora apurar tudo o que envolveu o acidente. Desde aspectos como a condução em estado de embriaguez ou eventual sinalização errada. Qualquer destes dois exemplos poderá ser a causa de um acidente mortal.
 
Aprender a conduzir através de «e-learning»
09 FEV 09 às 08:17 TSF
 
O Parlamento recebe, esta segunda-feira, uma conferência sobre a nova estratégia nacional de segurança rodoviária. As medidas vão ser aplicadas nos próximos seis anos com o objectivo de reduzir o número de acidentes na estrada. O ensino da condução vai ter mudanças, em especial com a introdução do «e-learning».
As mudanças começam na teoria com a introdução do método «e-learning». O candidato a condutor deixa de ser obrigado a deslocar-se à escola para aprender o código da estrada. O novo plano permite, por exemplo, realizar testes a partir de casa.
 
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1140042&tag=Estradas

 

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1129888

 

Ensinos da Condução, novas ferramentas de aprendizagem como são o

e-learning…

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EsclarecimentosPublicos/
Paginas/EsclarecimentoEnsinodaConducao.aspx

 

Combater a mortalidade rodoviária global...

 

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.makeroadssafe.org/Pages/home.aspx&ei=

0aymSeyAI9SzjAfy2JX7Dw&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.makeroadssafe.org/Pages/home.aspx%26hl%3Dpt-BR

 

Menos acidentes, mais violentos,os mesmos mortos que no ano anterior, mas, mais feridos graves. Continua-se apenas a apurar os dados em relação ás contra-ordenações que dizem respeito a excesso de álcool e ao excesso de velocidade, falta efectuar peritagens(investigação) no local do acidente.

 
Porque, não se efectuando peritagens no local do acidente, difícilmente, se consegue apurar outras causas, que efectivamente existem e continua a culpa a recair principalmente no condutor.

 

 

"O hipócrita que quer parecer homem de bem, não é tão culpado como aquele que tira vaidade dos seus erros."

Cervantes

 

 

publicado por cambiantevelador às 00:18
link | sujerir | favorito

.Mais sobre mim em breve

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. 406 Mortos nas estradas.....

. Auto-estradas sem Brigada...

. Condução Segura e Ecológi...

. Catástrofe Rodoviária…

. Portagens - CCUT 2014...

. Mais Vítimas na Estrada…

. Fim-de-semana negro...

. Travar a Sinistralidade.....

. Dê Férias à Velocidade…

. Crise Rodoviária em Portu...

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. Contrato Promessa

. MOBILIDADE GEOGRÁFICA LAB...

. Cidadania activa: o jorna...

blogs SAPO

.subscrever feeds