Sexta-feira, 6 de Março de 2009

Reconstituição na A23...

20 Fevereiro 2009 - 00h30 Correio da Manhã

Acidente: Reconstituição para se saber onde seguia o autocarro
Tragédia volta à A23
Saber "com clareza" em que zona da estrada seguia o autocarro da Câmara de Castelo Branco quando sofreu o primeiro embate do carro, antes de se despistar, é o principal objectivo da reconstituição de hoje do acidente que a 5 de Novembro de 2007 provocou a morte a 17 pessoas e feriu 24 ao km 77 da A23. As vítimas eram alunos da Universidade Sénior de Castelo Branco e regressavam de Fátima.

A reconstituição de hoje é
uma diligência do juiz de instrução para clarificar os cenários que originaram o despiste do autocarro. Indicia também que continua a haver dúvidas sobre as causas do despiste...
http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=A0F4AD1D-D4C5-428B-ADD7-8A986B540DE4&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=126691
 
http://tv1.rtp.pt/noticias/?article=176757&headline=20&visual=9
 
- A necessidade de uma reconstituição de acidente, deve ser feita quando necessária, no entanto, a peritagem de um acidente é de uma importância vital, para se apurar as causas de um acidente.
 
http://www.asficpj.org/temas/noticias/2004/25janpub.pdf
 
Importa assegurar uma correcta e completa recolha de informação...
 
http://www.ansr.pt/Portals/0/not/Morto_30_dias.pdf
 
O Boletim de Recolha Estatística – BEAV (S) e outros instrumentos de notação específicos, servem para uma melhor pormenorização e detalhes das circunstâncias do acidente;
 
http://www.mai.gov.pt/data/actualidades_e_destaques/2008%20actualidades%20e%20destaques/docs_2008/%7B2AE95ADE-DA15-49B8-AD87-E59941C747FC%7D_SIMPLEX_mai.pdf
 
http://www.isp.pt/winlib/cgi/winlibimg.exe?key=&doc=10646&img=599
 
http://www.dem.ist.utl.pt/acidentes/reconstituicao.shtml
 
As peritagens podem-se considerar:
 
As directas e as indirectas ou de reconstituição, estas ultimas, solicitadas pelos tribunais para determinação da responsabilidade e atribuição do grau de culpa;
 
No domínio da investigação em segurança rodoviária, o grau de influência e/ou responsabilidade de cada um dos elementos constitutivos, que produziram o evento (acidente), deverá ser apurado com todo o pormenor possível;
 
No efectivo apuramento das responsabilidades de todos os intervenientes e não só do condutor, muitas entidades responsáveis pela manutenção e sinalização das respectivas vias, seriam sem dúvida, condenadas em muitos casos.
 
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http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/25080.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/18969.html
 
“A ciência é a luz do entendimento, guia da verdade, companheira da sabedoria”.
Bossuet
 

 

publicado por cambiantevelador às 16:28
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