Terça-feira, 31 de Março de 2009

Plano para a Segurança Infantil...

 

Acidentes matam 42 mil crianças na Europa
2009-03-29
Mais de 42 mil crianças morrem anualmente devido a acidentes na Europa. Em Portugal, estimam-se em 700 as mortes anuais.
 
Os dados não são novos, foram apontados no relatório da Aliança Europeia para a Segurança Infantil divulgado em 2007, mas são os mais recentes e usados frequentemente quando se fala de acidentes com crianças, rodoviários e domésticos.
 
As 42 mil mortes equivalem a 115 crianças a perder a vida por dia em toda a Europa. (…)
Um olhar sobre as causas específicas indica que os acidentes rodoviários continuam em maior número, seguidos dos afogamentos e dos acidentes em actividades de lazer. (…).
 
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1185049
 
Portugal terá Plano de Acção para a segurança infantil em Maio
2009-03-29
 
O Ministério da Saúde vai apresentar em Maio o Plano de Acção para a Segurança Infantil, uma estratégia com medidas específicas para reduzir e prevenir traumatismos e lesões não intencionais nas crianças e jovens.
 
Desde 2007 que a criação de um plano nacional, no âmbito de um projecto europeu, aguarda um assumir de compromissos do Governo, que, agora, chegou com o Alto Comissariado da Saúde a garantir não só a sua coordenação para Portugal, como a sua apresentação para Maio.
 
Maria do Céu Machado explicou à Lusa que o relatório da Aliança Europeia de Segurança Infantil (ECSA) divulgado em Novembro de 2007 traçava um quadro mau para Portugal, apontando também que não existia, ao nível da tutela, uma instituição que assumisse a coordenação do plano. O perfil de Portugal foi traçado avaliando seis áreas específicas: acidentes rodoviários (passageiros, peões e condutores), quedas, afogamento, queimaduras, intoxicação e asfixia. (…)
 
Esta garantia foi recebida com satisfação pela presidente da APSI, organização que tem vindo a reclamar todos os esforços para prevenir os acidentes com crianças.
 
O Plano de Acção para a Segurança Infantil (PASI) é um projecto europeu da Aliança Europeia de Segurança Infantil (ECSA), sob orientação de uma Comissão de Especialistas constituída por representantes da Organização Mundial da Saúde, da Associação Europeia de Saúde Pública, da UNICEF e das Universidades de Keele e West of England (Reino Unido) e que conta com apoio financeiro parcial da Comissão Europeia. (…)
A integração de Portugal no PASI surgiu com a Associação Para a Promoção da Segurança Infantil, em Outubro de 2004, tendo a primeira fase duas componentes: o envolvimento e compromisso do Governo com o projecto para que fosse assumido como política de segurança infantil do País; e a análise da situação portuguesa na área da segurança infantil. No final de 2005, a Direcção-Geral de Saúde reconheceu a importância e pertinência do PASI, integrado no Programa Nacional de Prevenção de Acidentes (em desenvolvimento na DGS) e, em Fevereiro de 2006, a Direcção-Geral de Saúde tornou-se parceira efectiva do PASI. Ao longo do primeiro semestre de 2007, realizaram-se diversas reuniões que deram origem a um documento de trabalho, cuja última versão foi posta a circular em Julho, com recepção de comentários até Setembro. Contudo, o processo de elaboração do Plano de Acção para a Segurança Infantil em Portugal esteve parado, retomando agora com a garantia da sua apresentação em Maio.
 
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1185057
 
Por: BEBE CONFORT COIMBRA
Um novo estudo da Universidade do Michigan vem reforçar a importância do uso do cinto de segurança durante a gravidez.
Segundo Mark D. Pearlman, do Departmento de Obstetrícia e Ginecologia (um dos autores do estudo), dos 370 fetos que morrem anualmente nos E.U.A. em consequência de acidentes de viação, cerca de 200 seriam salvos se as as mulheres usassem sempre cinto de segurança:
“Algumas mulheres têm muito receio porque julgam que o cinto magoará o seu bebé nascituro em caso de acidente. Este estudo mostra que o oposto é verdade, que os cintos de segurança protegem claramente o feto. É muito claro, com base neste estudo, que uma mulher grávida deve colocar o cinto de segurança sempre que está dentro de um automóvel.” (…)
Com base nestes dados, o medo de prejudicar o feto, o desconforto que o cinto provoca ou o puro e simples esquecimento não devem servir de desculpa para não usar o cinto de segurança durante a gravidez. Este deve ser usado do seguinte modo:
  • Use o cinto de segurança na parte inferior do abdómen;
  • Use a precinta diagonal posicionada lateralmente ao útero, entre os peitos.
Se não usava o cinto de segurança habitualmente, use-o pelo seu filho.
 
Fonte: Esta investigação foi publicada no American Journal of Obstetrics & Gynecology, Vol. 198, Issue 4, April 2008. “Fetal Outcome in Motor-Vehicle Crashes: Effects of Crash Characteristics and Maternal Restraint”
 
http://bebeconfortcoimbra.com/semcintosintomuito/2008/07/16/a-importncia-crucial-do-uso-do-cinto-de-segurana-durante-a-gravidez/
 
http://www.youtube.com/watch?v=COcB00j25f8&hl=en&fs=1
 
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/48649.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/30969.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/24645.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/44525.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/37383.html
 
“Não será o instinto do medo que nos incita a conhecer?
O júbilo daquele que adquire um conhecimento não será o próprio júbilo do sentimento de segurança recuperado?”
Nietzsche

 

 

publicado por cambiantevelador às 10:50
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