Sexta-feira, 12 de Junho de 2009

Ponto negro na A2...

 

 

Novas regras para combater acidentes
 
  Criado sistema que permite sinalizar o local exacto das ocorrências a partir do posto policial mais perto.
 
Setúbal é o distrito com a sinistralidade rodoviária mais elevada do país, registando desde o início do ano 30 mortos.
 
Os locais mais problemáticos estão já a ser identificados para que possam ser intervencionados no próximo ano.
 
"Criámos em conjunto com a GNR e a PSP uma matriz comum de preenchimento de dados que identifica o local do acidente a partir do posto policial mais próximo", avançou, ao JN, a governadora-civil de Setúbal, Eurídice Pereira, a propósito dos relatórios concelhios de sinistralidade.
 
Os documentos – com dados até 30 de Setembro de 2008 – que já foram entregues às 13 autarquias e outras entidades ligadas à segurança rodoviária, concluem que em 65% dos casos os acidentes ocorreram dentro das localidades, apesar de o índice de gravidade ser mais elevado fora das povoações, onde os acidentes são sinalizados ao quilómetro…
 
Os acidentes registados nos primeiros nove meses de 2008 foram causados maioritariamente por despiste, colisão frontal e atropelamento.
 
À excepção do concelho de Sesimbra, com mais quatro acidentes e uma vítima mortal, a sinistralidade diminuiu em 2008 no distrito de Setúbal. Foram contabilizados 1741 acidentes, menos 291 do que no mesmo período de 2007. O concelho de Setúbal, com 282 acidentes, lidera a lista, seguido do Seixal, com 258, e de Almada, com 234.
 
A Câmara de Palmela diz que é preciso "garantir, com urgência, as variantes às estradas nacionais 252 e 379", já que os acidentes em auto-estradas e estradas nacionais têm maior gravidade.
 
Por seu lado, a autarquia Seixalense exige a intervenção da Estradas de Portugal no entroncamento da Estrada Nacional (EN) 10 com a EN10-2. "É necessário colocar ali uma rotunda. Ficámos desagradados por não ter sido contemplada nas obras entre o Fogueteiro e Coina, tendo em conta que é um dos entroncamentos com maior sinistralidade", realça o vereador Joaquim Santos…
http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Set%FAbal&Concelho=Set%FAbal&Option=Interior&content_id=1256893
 
 
Pontos Negros do Distrito de Setúbal
 
Em 2007 morreram nas estradas do Distrito 79 pessoas
 
O Governo Civil de Setúbal assinalou, ontem, com silhuetas negras de três metros de altura, os oito pontos negros do Distrito, relativos ao ano de 2007.

A partir de agora, os automobilistas e peões que passarem por aqueles troços tomam conhecimento que naquele lanço de estrada (com o máximo de 200 metros) registaram-se, pelo menos, cinco acidentes com vítimas e que a via apresenta um indicador de gravidade superior a 20.
 

“Mortos na Estrada – Vamos travar este drama”

As silhuetas negras, da campanha de segurança rodoviária “Mortos na EstradaVamos travar este drama”, vão permanecer nas estradas do Distrito, numa iniciativa inédita no país, até ao final do ano, altura em que os dados de sinistralidade rodoviária poderão ou não comprovar que aquele troço deixou de ser um ponto negro.

“O que é importante que estas silhuetas digam é que há gente a morrer nas estradas e a ficar incapacitada fisicamente e mentalmente para o resto da vida.
 
O que estamos a fazer é, a partir de uma imagem, transmitir um forte alerta, um forte pedido aos condutores e aos peões para que tenham cuidados redobrados e condução defensiva para diminuirmos as mortes, e principalmente o número de acidentes nas estradas, porque se diminuirmos o número de acidentes, obviamente que as consequências destes acidentes não aparecerão”, afiançou Eurídice Pereira.

Foram identificados os pontos negros

- O percurso efectuado, ontem, incluiu deslocações ao IC 20 (via rápida da Costa de Caparica), onde foram identificados dois pontos negros em 2007 – um ao km 3,400(antes da 1.ª saída para o Hospital Garcia de Orta), que registou uma vítima mortal, e outro ao km 2,100 (antes da saída para a Faculdade de Ciências e Tecnologia) à EN 378 (antes das bombas de gasolina da BP), e à EN 10, para identificação de três pontos negros ao km 14,800 (junto à saída para a estação de Quinta do Conde), km 16,800 (à entrada do cruzamento de Coina) e km 18,320 (junto às bombas de gasolina do Parque Industrial do Seixal), que também registou um morto.
 
Durante a viagem, o Conselho Coordenador Consultivo de Prevenção Segurança Rodoviárias, presidido pela Governadora Civil de Setúbal, e composto pelas Forças de Segurança do Distrito, EP- Estradas de Portugal, Brisa, ANSR, IMTT e municípios, teve ainda oportunidade de passar pelos dois pontos negros identificados na
 
A2, no sentido Norte-Sul, ao km 5,750 e 9,100,
 
 A primeira área está concessionada à Lusoponte e a segunda à Brisa

Na sequência do acidente rodoviário que vitimou, a 5 de Maio, na EN 397 (Azeitão /Sesimbra), uma aluna do colégio Saint Peter’s School, o Governo Civil de Setúbal percorreu, também, essa via, cujo trajecto foi acompanhado pelo Director das Estradas de Portugal, João Fonseca, que explicou no local, que aquela via sofreu um reforço na sinalética vertical, intensificou-se a sinalização das curvas e em parte do troço diminuiu-se o limite de velocidade permitida. A sinalização dos pontos negros do Distrito decorreu logo a seguir à reunião do Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária, que se reúne, no mínimo, de três em três meses.
http://www.gov-civil-setubal.pt/galeria.php?a=488F5C66CC555
 
 
Denunciem aqui, situações onde haja acidentes, ou onde esteja em causa a segurança rodoviária, basta seguir este linck:
 
http://www.deco.proteste.pt/automovel/mobilidade/pontos-negros-formulario-de-denuncia-s518671.htm,
 
Entretanto para quem tiver curiosidade também pode ver na página online da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviáriaquais os pontos negros da vossa cidade, onde há acidentes com feridos graves e mortes, onde o atropelamento se destaca das restantes situações.Linck aqui: http://www.ansr.pt/Default.aspx?tabid=103
 
 
"A opinião pública é um poder invisível, misterioso, a que nada resiste".
Napoleão 
 
 
 
publicado por cambiantevelador às 00:35
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