Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Conduzir motociclos...

 

 

Condutores de veículos ligeiros vão poder conduzir motociclos
 
A proposta que abre a possibilidade de os condutores com a carta de condução de veículos ligeiros poderem estar automaticamente habilitados a conduzir motociclos mereceu o apoio de todos os partidos na Assembleia da República.
 
O diploma apresentado pelo PCP, que visa abrir em Portugal uma possibilidade já existente na generalidade dos países da União Europeia, prevê que a habilitação para a condução de motociclos de cilindradas até 125 centímetros cúbicos, para quem já tenha carta de condução de ligeiros, se faça mediante uma "pequena prova de perícia, barata e simples", como explicou o deputado do PCP Miguel Tiago.
 
Trata-se, no entender do deputado comunista, trata-se de uma "proposta de longo alcance", que "facilitará a mudança de meio de transporte para outro menos prejudicial ao ambiente e mais ágil", com "aumento de qualidade de vida" para os seus utilizadores.
 
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1241208
 
 
Condutores de automóveis passam a poder guiar scooters
 
 
Dentro de alguns meses, os condutores com carta de ligeiros vão poder conduzir motas de baixa cilindrada, escreve o Público. Para isso, apenas precisam de realizar um exame prático. A proposta é do PCP e agradou todos os partidos
 
O projecto de lei do PCP, que altera o Código da Estrada, propõe que todos os titulares de cartas de condução de ligeiros possam ter também permissão para conduzir uma mota com uma cilindrada inferior a 125cc ou potência abaixo de 11 kw, escreve o Público.
 
É apenas preciso fazer um exame prático para provar que os condutores sabem conduzir um motociclo, sem que seja exigida a inscrição em escola de condução.
Para o deputado comunista Miguel Tiago, os «espaços de estacionamento, fluidez de trânsito, economia de combustível, de tempo e de dinheiro» são algumas das vantagens desta medida que pode significar uma «melhoria da qualidade de vida para quem deixa de perder duas a três horas diárias em filas de trânsito». SOL 
 
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=136174
 
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Camões
 
 Regresso ao passado
 
Com a entrada na CEE em 1986, o poder económico dos Portugueses aumenta, e a motorizada do chefe de família é encostada de vez na garagem, para dar lugar ao automóvel.
 
As motorizadas conseguiam assumir vários papéis e serviços.

Desde a motorizada que levava o trabalhador ao emprego, a motorizada que levava o jovem à escola, o parceiro de trabalho do carteiro, até ao veículo do entregador de Pizzas.
  
Existiam algumas firmas nacionais de motorizadas como, a Famel, a Quimera Alma; Pachancho; Miralago e Rufino de Almeida.
 
No entanto a Metalurgia Casal foi a maior empresa Portuguesa do sector das 2 rodas. Nenhuma outra empresa conseguiu ter a capacidade produtiva e o número de unidades vendidas da Metalurgia Casal.
 
Nenhuma outra empresa nacional conseguiu produzir motorizadas, motas, motores e alfaias agricolas em grande escala e com um motor de produção própria.
Regendo-se inicialmente pelo modelo Alemão da Zundapp, aproveitando e imitando o que esta empresa tinha de bem feito, a Casal conseguiu destacar-se da Zundapp e de todas as empresas nacionais, tornando-se uma marca respeitada tanto no mercado nacional como no mercado externo.
 
http://casalbossportugal.blogspot.com/2007/10/historia-metalurgia-casal.html
 
A única scooter Portuguesa foi desenhada por um engenheiro Alemão e construída pela conhecida Metalurgia Casal S.A.R.L., sediada em Aveiro
 
http://clientes.pluricanal.net/pla00523/casal_carina.htm
 
 
“A memória dá nova existência às coisas que já morreram”
Mendonça Trémont
 

 

publicado por cambiantevelador às 09:11
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