Domingo, 30 de Agosto de 2009

Concessões e subconcessões...

 

Tribunal de Contas

12.08.2009
 Ministério desvaloriza contas que demonstram que as concessões foram adjudicadas 57 por cento acima dos valores iniciais
Subconcessões das novas auto-estradas estão a ser alvo de fiscalização prévia…
 
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395724
 
Baixo Alentejo A26/IP8
 
http://www.moptc.pt/tempfiles/20090131233039moptc.pdf
 
Túnel do Marão dá oportunidade de negócio a 88 empresas
22 Agosto 2009

…maior túnel rodoviário da Península Ibérica, com 5 665 metros de extensão ligará Amarante, Vila Real e Bragança a partir de 2012 alternativa ao sinuoso Itinerário Principal 4 (IP4)
 
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?section_id=6&id_news=122386&page=0
 
AUDITORIA ao C.C Brisa (2003)
Controlo de Tráfego, Reclamações e Sinistralidade
 
O IEP, através do Departamento de Concessões, não executou quaisquer procedimentos de controlo específicos para testar e confirmaros dados que lhe foram fornecidos pela BRISA a respeito de controlo de tráfego, reclamações e sinistralidade.
 
Quanto às reclamações, ao longo do triénio, foram essencialmente
as taxas cobradas nas portagens o motivo que conduziu ao maior número de reclamações, 34,8% do total.
De seguida, surgiu a colisão com objectos na via e a projecção de objectos na via, respectivamente com 18,4% e 12,6% das reclamações.
Também o embate contra animais apresentou um número significativo e reclamações, 11%.
 
O IEP, mais uma vez, foi o mero utilizador desta informação, não tendo procedido a qualquer fiscalização orientada para testar esta vertente.
 
Contudo, é de sublinhar que o próprio contrato de concessão, neste domínio, não é nem completo nem consequente.
 
Por outro lado, é omisso quanto à avaliação e respectivas consequências, por parte do IEP, bastando-se com a obrigatoriedade do envio dasreclamações, das respostas e dos resultados das investigações por parte da concessionária.
 
Tal situação dificulta substancialmente a actividade a exercer pelo IEP nesta vertente.
 
http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2003/13-2003.pdf
 
Alteração ao modelo de tráfego justificou agravamento da Baixo Tejo
  EP ainda não decidiu o que fazer com Pinhal Novo e Auto-estradas do centro
12.08.2009
 
Todas as seis subconcessões que já foram contratadas pela Estradas de Portugal (Transmontana, Douro Interior, Baixo Alentejo, Baixo Tejo, Litoral Oeste e Algarve Litoral) registaram diferenças entre a proposta inicial e a final, que sucede à fase de negociações dos concursos, com a média dessas diferenças a atingir os 57 por cento.

O que explica o agravamento em mais de 160 por cento nas propostas da concessão de Baixo Tejo?
Uma fonte ligada ao processo disse ao PÚBLICO que foi a alteração do modelo de tráfego previsto inicialmente pelo concorrente que levou ao agravamento da proposta. O concorrente modulou as previsões de tráfego, e fez estimativas de receita de portagens, tendo em conta a construção de uma travessia sobre o Tejo entre
Algés e a Trafaria, e que ira adicionar tráfego à concessão.

A decisão de construir
Chelas Barreiro – que foi decidida publicamente aquando da decisão do Novo aeroporto, veio alterar estes pressupostos de tráfego – pelo que a concessionária exigiu maiores pagamentos de rendas, para ser compensada da perda de receitas.
 
http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1395725&idCanal=57
 
 Baixo Tejo contratualizada ao agrupamento da Brisa
 
 
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=245564
 
Acções da Brisa (CCR) no mercado bolsista português registaram forte crescimento
 
A Brisa ganhou em Janeiro a Concessão Baixo Tejo, onde detém 30%.
No mês seguinte, a Brisa viu ser adjudicada ao consórcio onde tem 15% a Concessão Litoral Oeste.
Em Maio deu-se a compra de 10% da Concessão NWP, nos Estados Unidos da América, à CCR. Em Junho a Brisa anunciou um acordo para reduzir a sua posição na Concessão Douro de 55% para 45%.
 
http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=8751969&indice=0&canal=159
 
Brisa compra 10% de empresa de inspecção brasileira  
14/08/09
 
A Controlar é uma concessionária de serviços públicos municipais que detém a concessão para implantação e execução do Programa de Inspecção e Manutenção de Veículos em Uso no Município de São Paulo.
 
http://economico.sapo.pt/noticias/brisa-compra-10-de-empresa-de-inspeccao-brasileira_67484.html
 
Brisa leva Via Verde para Espanha através dos estacionamentos
29/07/09
 
Ao fim de vários anos de tentativas sem sucesso, a Via Verde tem finalmente fortes hipóteses de vingar no mercado espanhol.
A Brisa, que detém 75% da Via Verde, deverá cruzar as fronteiras nos próximos meses, pela mão da Emparque…
Com este negócio, avaliado em 450 milhões de euros, a empresa do grupo A. Silva & Silva sobe ao quarto lugar europeu na gestão de parques de estacionamento.
 
http://economico.sapo.pt/noticias/brisa-leva-via-verde-para-espanha-atraves-dos-estacionamentos_66216.html
 
Lucros da Brisa sobem 9% no primeiro semestre
29/07/09
 
http://economico.sapo.pt/noticias/lucros-da-brisa-sobem-9-no-primeiro-semestre_66292.html
 
Forte recuperação do tráfego resultados 1º semestre 2009
 
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR24771.pdf
 
Estradas de Portugal pede empréstimo ao BEI de até 300 milhões
19/08/09
 
A Estradas de Portugal apresentou ao Banco Europeu de Investimento (BEI) um pedido de financiamento de até 300 milhões de euros destinado à "melhoria das condições de financiamento" das suas actividades.
http://economico.sapo.pt/noticias/estradas-de-portugal-pede-emprestimo-ao-bei-de-ate-300-milhoes_67815.html
 

 

 "A administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses."
Honoré de Balzac

 

 

 

publicado por cambiantevelador às 22:56
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