Domingo, 16 de Maio de 2010

Vítimas de “Car Hacking”...

NOVO IDENTIFICADOR AVISA CONDUTORES DE ACIDENTES E CHAMA SOCORROS

 

Projecto pioneiro no mundo

Os protótipos já foram construídos e os primeiros ensaios vão ser realizados no fim do ano, num projecto da Brisa e de investigadores académicos.

Ser avisado – através do identificador com que se passa na Via Verde – de um acidente que aconteceu mais à frente, ou de uma travagem brusca de um veículo ou de um corte de estrada, vai ser uma realidade para os condutores portugueses…

 

Publicado no 1.º Caderno da edição do Expresso de 27 de Setembro de 2007

http://aeiou.expresso.pt/novo-identificador-avisa-condutores-de-acidentes-e-chama-socorros=f411892

 

 

Carros vão falar uns com os outros para evitar trânsito e acidentes.

 

O projecto Drive-IN vai custar um milhão de euros.

Este ano começa a ser testado em 500 táxis na cidade do Porto.

 

Dentro de um ano, os carros que tiverem um navegador GPS da NDrive vão poder comunicar uns com os outros.

Vão saber onde estão as filas de trânsito e quais são as melhores alternativas.

Sem pagar um cêntimo nem accionar qualquer serviço.

 

A tecnologia revolucionária que a NDrive vai utilizar será gratuita e universal.

(Desenvolvido com base no protocolo 802.11 p - nova geração de Wi-Fi, que conhecemos pelo acesso à internet sem fios).

 

http://www.ionline.pt/conteudo/52914-carros-vao-falar-uns-com-os-outros-evitar-transito-e-acidentes

 

 

GM desenvolve sistema para ajudar condutor

 

A General Motors está a preparar uma tecnologia que vai ajudar um condutor a ver a estrada e os sinais de trânsito com maior visibilidade.

O sistema usa sensores na dianteira do carro e através de raios ultra violeta, os dados são transmitidos no próprio vidro do veículo.

A nova tecnologia está a ser desenvolvida em conjunto com várias universidades dos EUA.

 

http://tvnet.sapo.pt/noticias/video_detalhes.php?id=55838

 

 

Ajuda ao estacionamento.

 

A Bosch tem uma nova versão do novo Parkpilot, "sistema electrónico que facilita as manobras de estacionamento, garantindo segurança perante pessoas e obstáculos não visíveis, evitando-se danos e colisões".

 

O sistema funciona por ultra-sons, com detecção de objectos até 1,5 metros.

 

http://news.automotor.xl.pt/?s=12&n=29385&nivel=3

 

 

Controlador electrónico para o Ford Focus

 

 A Ford vai introduzir um novo controlador electrónico no seu Focus, que permitirá que os pais de jovens motoristas, possam limitar a velocidade máxima do carro a 129 km / h, e o sistema de áudio a menos de metade volume.

 

http://www.ford.com/about-ford/news-announcements/press-releases/press-releases-detail/pr-ford-focus-named-a-top-campus-car-30895

 

 

Toyota pode enfrentar centenas de processos nos EUA

 

 As falhas técnicas em veículos do construtor poderão ter provocado 34 mortos nos EUA.

 

A marca nipónica terá ainda de explicar às autoridades do país quando é que se apercebeu destes problemas.

A Toyota pode ter de enfrentar centenas de processos nos EUA, após o construtor japonês ter admitido problemas mecânicos em alguns modelos, falhas técnicas que poderão mesmo ter estado na origem de acidentes que provocaram 34 mortos.

 

Com o aumento das queixas, responsáveis da marca nipónica foram chamados para prestar explicações sobre esta situação, isto depois de a Toyota ter detectado em vários veículos problemas no acelerador ou no eixo de transmissão das carrinhas pickup.

As autoridades norte-americanas consideraram normal o aumento das queixas após o anúncio dos problemas com veículos deste construtor, cujos proprietários estão mesmo já a pedir indemnizações, mesmo que não tenham tido qualquer acidente.

 

Estes proprietários queixam-se da desvalorização dos seus veículos após terem sido revelados estes problemas técnicos, uma situação que poderá custar milhões de dólares à Toyota, que pediu a recolha de oito milhões de veículos, a maior dos quais nos EUA.

Na próxima semana, responsáveis da Toyota tem uma audiência marcada em Washington para explicar desde quando é que sabiam destas falhas técnicas e como reagiram perante o problema.

 

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1496345

 

 

Ford recolhe carros por problemas nos bancos

 

Os problemas parecem não ter fim na indústria automóvel.

Agora foi a Ford que anunciou a recolha de 33 256 carros matriculados este ano nos EUA, devido a problemas com os bancos.

Os modelos em causa são o Ford Fusion, Explorer Sport Trac, o Mercury Milan e o Mercury Mountaineer.

 

Estes veículos estão equipados com assentos dianteiros com sistema de abaixamento manual, que não respeitam as normas de segurança:

"Num acidente, o banco e o apoio de cabeça podem recuar, aumentando o risco de ferimentos", explicam as autoridades.

 

http://dn.sapo.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1552675&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%253A+DN-Economia+(DN+-+Economia)

 

 

Toyota vai recolher carros com defeito em Portugal

 

A Toyota Caetano vai proceder, em Portugal, à recolha dos modelos com problemas no pedal do acelerador.

 

Fonte oficial da empresa disse à Agência Financeira que a marca vai avançar, à semelhança da Europa, com uma campanha de serviço «correctiva». Peugeot e Citroën recolhem 600 veículos

Presidente da Toyota pede desculpa

«A empresa em Portugal aguarda informações da Toyota Europa para saber qual o número dos chassis envolvidos em Portugal.

 

A campanha no nosso país vai arrancar muito em breve.

Vamos contactar directamente os clientes e chamar à oficina viaturas para serem analisadas, para que depois possam ser submetidas a medidas correctivas», avançou a mesma fonte à AF.

 

A Toyota acredita que, neste momento, o número de veículos envolvidos com este problema possa chegar chegar aos 1,8 milhões em toda a Europa.

Em causa estão falhas técnicas consideradas «perigosas», já que o pedal do acelerador pode prender e provocar uma aceleração involuntária.

Uma situação que já levou a marca a suspender a venda e ordenar a recolha de, pelo menos, oito modelos nos Estados Unidos.

 

Os modelos com defeito, na Europa, são o Toyota AYGO, o iQ , o Yaris, o Auris, o Corolla, o Verso, o Avensis e e RAV4.

Peugeot Citroën vai rever acelerador de 107 e C1

 

Depois da Toyota ter chamado para revisão 1,8 milhões de carros na Europa e perto de 6 milhões nos Estados Unidos, agora é a vez da francesa Peugeot-Citroën proceder à «recolha preventiva» de cerca de 100 mil veículos a circular na Europa.

 

Em causa estão modelos Peugeot 107 e Citroën C1, produzidos numa fábrica da República Checa que funciona em parceria com a Toyota.

De acordo com um comunicado enviado à redacção da Agência Financeira vão ser recolhidos 97 mil proprietários dos compactos 107, da Peugeot, e C1, da Citroën, fabricados entre 2005 e meados de 2009, que representam 10% dos C1 e 107 veículos em circulação na Europa.

 

Estes dois modelos partilham peças com o compacto Aygo, da Toyota.

Uma delas é «problemático» pedal do acelerador.

Os clientes visados serão alertados por correio «dentro em breve».

 

Em Portugal, o grupo PSA vai recolher 600 veículos.

Recorde-se que a gigante japonesa Toyota anunciou que quer voltar aos lucros, no terceiro trimestre do ano fiscal 2009-2010, e elevou as previsões financeiras anuais, apesar da crise por falhas técnicas.

 

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/toyota-toyota-caetano-peugeot-portugal-acelerador-citroen/1135807-1728.html

 

 

A Toyota Só nos Estados Unidos, a marca já recolheu pelo menos 5,3 milhões de veículos devido a um problema que está relacionado com uma falha que condiciona o regresso à posição inicial do acelerador, avança a CNN.

 

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/toyota-carros-automovel-japao/1134951-4058.html

 

 

Fiat recolhe 500 mil veículos por «possível anomalia»

 

A Fiat decidiu recolher 500 mil veículos dos modelos Grande Punto e Grande Piunto Abarth em toda a Europa devido a uma «possível anomalia» na direcção, indicou esta sexta-feira o gabinete de comunicação do grupo italiano.

 

Em causa estão 500 mil veículos, sendo que metade se encontram em Itália e a outra metade no resto da Europa, segundo a empresa.

A construtora italiana quer verificar os veículos vendidos na Europa admitindo que possa existir uma anomalia na coluna de direcção do veículo.

Os proprietários dos veículos vão receber uma carta pedindo para que levem os automóveis aos serviços de assistência do grupo para serem inspeccionados.

 

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1439093&tag=Fiat

 

 

Automóvel Honda recolhe mais de 437 mil carros com defeito no airbag

 

A fabricante japonesa anunciou ontem que vai fazer 'recall' de 473 mil automóveis em todo o mundo, para arranjar ‘airbags’ que correm o risco de explodir.

"Quando o 'airbag' se insufla em caso de acidente, existe a possibilidade de que o aumento brutal da pressão interna provoque uma ruptura do seu invólucro, causando uma dispersão de fragmentos, com risco de ferimentos para os ocupantes do veículo", explica a Honda em comunicado.

 

Os modelos afectados por este problema são o Accord, Civic, TL, CR-V e Odyssey nos Estados Unidos e no Canadá, os Pilot e CL nos Estados Unidos e os Inspire, Saber e Lagreat no Japão.

Na nota, a Honda dá conta ainda que já tinha feito ‘recall' de 514 mil automóveis entre Novembro e Julho do ano passado que também tinham defeitos no 'airbag'.

Também ontem a Toyota , a maior fabricante automóvel do mundo, fez saber que vai recolher 437 mil carros híbridos em todo o mundo, de modo a resolver problemas com sistema de travagem ABS.

 

http://economico.sapo.pt/noticias/honda-recolhe-mais-de-437-mil-carros-com-defeito-no-airbag_81253.html

 

 

Honda recolhe veículos com defeito pela segunda vez

 

Alguns automóveis apresentam falha no sistema de travagem

A Honda chamou pela segunda vez, em menos de dois meses, veículos à revisão.

 

Agora, são 412 mil os automóveis com defeitos no travão, informa o site espanhol «Invertia».

O recall foi decidido depois de a marca ter recebido queixas dos condutores, a propósito do mau funcionamento dos travões dos veículos.

Os automóveis dos modelos Odyssy e Element, nos EUA são os alvos desta convocação.

 

A falha detectada está assim no sistema que controla o travão em cada uma das rodas, o VSA (Vehicle Stability Assist), problema que pode originar a desestabilização dos carros numa situação de travagem.

 

A Honda já tinha procedido a idêntica solicitação no mês passado, quando recolheu quase 438 mil veículos.

Dessa vez, os automóveis acusaram problemas nos airbags.

O risco de explosão e de projecção de fragmentos de metal motivaram o primeiro recall.

Entre os países atingidos estavam os EUA, Canadá e Japão.

 

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/empresas/honda-odissey-element-automoveis-recall/1147768-1728.html

 

 

Controlador eletrônico para o Ford Focus

 

A Ford vai introduzir um novo controlador eletrônico no seu Focus, que permitirá que os pais de jovens motoristas, possam limitar a velocidade máxima do carro a 129 km / h, e o sistema de áudio a menos de metade volume.

 

http://autos.canada.com/news/story.html?id=1011260

 

 

Hacker inutiliza mais de 100 automóveis remotamente

 

As tecnologias são uma parte integrante da nossa vida.

São um meio para auxiliar e tornar o nosso dia-a-dia mais fácil.

 

Podem, nalguns casos, proporcionar alguns episódios insólitos e tornarem-se na mãe de todas as dores de cabeça.

Exemplo disso são as recentes vítimas de “Car Hacking”.

Tudo aconteceu em Austin no Estado do Texas – EUA, quando alguns condutores deram com as suas viatura a buzinar de uma forma infernal ou a não conseguirem usar a ignição.

 

Esta “proeza” foi supostamente causada, por Omar Ramos Lopez um mecânico de 20 anos.

Ao que parece foi uma atitude muito à americana, Lopez tinha sido despedido, devido a um corte dos recursos humanos, um mês antes dos acontecimentos.

 

Como não ficou satisfeito com a decisão decidiu retaliar no stand que o despediu, utilizando um software Web based denominado Webtech Plus, adquirido há pouco tempo pela empresa.

Este software serve para persuadir os seus clientes a continuarem a pagar as prestações dos veículos adquiridos ao stand de automóveis, induzindo alguns comportamentos anormais nos seus automóveis ou mesmo recuperar o controlo dos seus automóveis em situações extremas de falta de pagamento.

 

Basicamente o stand poderia com este software desactivar remotamente o sistema de ignição, colocar em modo intermitente a buzina, tudo de modo a lembrar as obrigações financeiras, sem nunca imobilizar o automóvel em movimento.

 

Tudo isto é conseguido através de uma caixa negra, instalada nos veículos, que com base em ondas wireless sincronizavam em vários pontos de acesso e cujo controlo estava concentrado num único site centralizado (Webtech Plus).

Ao que parece a conta no sistema de Lopez tinha sido desactivada pouco depois de ser despedido, mas alegadamente este conseguiu entrar na conta de outro colega, fazer uma pesquisa por clientes, até descobrir que podia descarregar a base de dados de mais de 1100 registos de clientes que possuíam automóveis equipados com este sistema.

 

A partir daí foi uma questão de começar a varrer a ficha desses clientes, vandalizar dados e aproveitar para inutilizar alguns veículos bem como activar algumas buzinas.

Lopez foi detido pela polícia onde aguarda agora julgamento.

É um dos casos mais flagrantes, dos malefícios da tecnologia quando usada de forma indevida.

Poderemos até nos questionar se este tipo de sistemas não só ao nível ético, mas também se de alguma forma não se apresentam à margem da legalidade.

 

Mas certamente podemos concluir que é um exemplo de uma tecnologia demasiado sensível para ser usada por um stand de automóveis.

http://www.wired.com/threatlevel/2010/03/hacker-bricks-cars/

 

 

 

"O problema não é se as máquinas pensam, mas se os homens fazem."
B.F. Skinner

 

 

 

publicado por cambiantevelador às 19:33
link do post | sujerir | favorito

.Mais sobre mim em breve

.pesquisar

 

.Agosto 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. 406 Mortos nas estradas.....

. Auto-estradas sem Brigada...

. Condução Segura e Ecológi...

. Catástrofe Rodoviária…

. Portagens - CCUT 2014...

. Mais Vítimas na Estrada…

. Fim-de-semana negro...

. Travar a Sinistralidade.....

. Dê Férias à Velocidade…

. Crise Rodoviária em Portu...

.arquivos

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. Contrato Promessa

. MOBILIDADE GEOGRÁFICA LAB...

. Cidadania activa: o jorna...

blogs SAPO

.subscrever feeds