Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

A24 - Patrulhas em prol da segurança rodoviária...

Onde andam as patrulhas GNR-TRÂNSITO...

 

O DT de São joão da Madeira não tem meios própios para patrulhar, os que têm (poucos) foram cedidos pelo DT - Aveiro.

(06-06-2010) a Auto-Estrada A29 no periodo compreendido entre as 14H00 e as 24H00 não tem ou não teve patrulha.

Nesse horário o P.Trânsito de Santa Maria da Feira somente teve um patrulha e como sabem è dada para patrulhar a A1.

 

http://forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=3996

 

 

O corpo de Carina Ferreira, a jovem de Lamego desaparecida desde 1 de Maio, foi hoje encontrado, no fundo de uma ribanceira na A24.

 

O corpo da jovem de 21 anos foi encontrado dentro do seu carro, no fundo de uma ravina, no troço da A24 que liga Lamego à Régua - ao km 94, poucos metros antes do túnel do Varosa.

 

Os investigadores tiveram de fazer rappel para chegar à viatura, que caiu por uma ribanceira com mais de 30 metros.

Segundo a Polícia Judiciária, "tudo indica tratar-se de um infeliz desfecho derivado de um acidente de viação, mas apenas os resultados da autópsia, a realizar pelo Instituto de Medicina Legal, poderão confirmar, ou não, tal ocorrência, mantendo-se em aberto outras possibilidades da causa da morte".

A jovem de Lamego estava desaparecida desde 1 de Maio.

 

Era procurada pela família e por amigos e a PJ tinha nove inspectores no terreno a investigar o desaparecimento, já que não afastava a possibilidade de ter havido crime.

Na noite em que desapareceu, Carina dirigia-se para o seu local de trabalho, no Clube de Caça e Pesca do Alto Douro, na Régua.

Saiu de casa de carro, um Peugeot 106 comercial de cor vermelha.

 

Na Régua, a irmã e a amiga, que a esperavam, estranharam a demora e tentaram contactá-la, mas Carina já não atendeu.

A família apresentou queixa na PSP de Lamego e foram feitas buscas nos rios e visionadas as imagens das câmaras da A24.

 

Perante a falta de pistas, assumia-se a tese de crime.

O caso ganhou mediatismo depois de os amigos terem lançado um grupo no Facebook para encontrar a jovem, que hoje já tem 35 mil membros

 

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1587602&seccao=Norte

 

 

Choque de pesados condiciona trânsito na A24

A colisão de dois camiões provocou esta tarde dois feridos ligeiros e obrigou ao corte da circulação na A24, no sentido Vila Real - Peso da Régua

 

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=107341

 

 

Três mortos num despiste em Portalegre

 

... Uma mulher de 62 anos, a filha de 37, e o filho desta, de 13, tiveram morte imediata quando o automóvel ligeiro em que seguiam saiu da faixa de rodagem e embateu numa árvore.

 

O carro, um Renault Clio, conduzido pela mulher mais nova, embateu violentamente contra uma árvore.

Os três únicos ocupantes tiveram morte imediata tal a violência do embate.

 

A EN 2 - que liga Ponte de Sor e Abrantes - é, de acordo com as autoridades locais, palco frequente de acidentes com alguma gravidade, sobretudo nas zonas de recta, onde, por vezes, os automobilistas ultrapassam a velocidade máxima permitida.

 

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Portalegre&Concelho=Ponte%2520de%2520Sor&Option=Interior&content_id=1586457

 

http://videos.sapo.pt/mrf80CKa57YFKMrzBMZB

 

 

Dois mortos em Castelo de Paiva

 

Dois mortos e quatro feridos, dois em estado grave, é o balanço de um acidente, hoje, domingo, próximo da ponte do futuro IC 35, em Entre-os-Rios, na zona de Castelo de Paiva.

 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Castelo%20de%20Paiva&Option=Interior&content_id=1586896

 

Colisão frontal em Castelo de Paiva mata casal de namorados

 

A morte de um casal de namorados residente em Cinfães, na sequência de uma colisão frontal, em Castelo de Paiva, marcou o dia de ontem, negro devido à sucessão de acidentes num curto de espaço de tempo: 19 feridos e dois mortos em duas horas.

 

"Nunca vi nada assim". A expressão, dita com dor, saiu da boca do comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, Joaquim Rodrigues, ainda os trabalhos, no IC35, estavam longe de terminar.

 

O Fiat Punto onde seguiam Daniel dos Santos Faria, de 23 anos, e Patrícia Emanuela Andrade Soares, de 20, namorados, residentes em Fornelos e Nespereira, freguesias de Cinfães, ficou com a frente completamente desfeita, fruto do capotamento que ainda ninguém sabe explicar.

 

GNR tenta travar romaria

Poucos minutos após o acidente, o local foi invadido por dezenas de pessoas, saídas de carros, que procuravam ver de perto a tragédia.

Mesmo com o corte total da estrada - medida tomada pela GNR para travar a romaria e proceder às operações de salvamento e resgate -, não desistiram.

Para acompanhar as operações de desencarceramento, subiram a uma ladeira paralela à via. E aí ficaram durante a tarde, enquanto os bombeiros procuravamm tapar, com plásticos, o triste cenário.

 

Catorze feridos ligeiros

Duas horas depois do acidente em Castelo de Paiva, outro choque frontal, menos grave, ocorria no cruzamento da Foz do Sousa, em Covelo, Gondomar, na EN 108.

Segundo fonte dos Bombeiros de Valbom, um automóvel onde seguia um casal de idosos terá colidido de frente com outro, que transportava um casal com dois filhos menores.

 

Sensivelmente à mesma hora, no lugar do Toutosa, Livração, Marco do Canaveses, um veículo ligeiro, que seguia no sentido Amarante-Marco de Canaveses, despistou-se numa curva e foi embater noutro carro que circulava no lado oposto.

 

Este, com violência do choque, capotou sobre um muro baixo e só parando numa propriedade. Um dos passageiros teve de ser desencarcerado. Resultado: oito feridos considerados ligeiros, apesar de, pelas 20 horas, continuarem a ser assistidos no Centro Hospitalar do Vale do Sousa. 

 

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Castelo%20de%20Paiva&Option=Interior&content_id=1587214

 

 http://videos.sapo.pt/oPgJFD2bz8gCrA8zkgvB

 

17 jovens morrem em acidente no Brasil

 

Pelo menos 17 jovens morreram e outros três ficaram feridos num acidente de viação ocorrido no Estado brasileiro da Baía.

A carrinha de caixa aberta que transportava os jovens chocou com um reboque quando passava por uma ponte, na sexta-feira à noite, segundo o canal de televisão TV Globo.

O veículo caiu de uma altura de 15 metros e o condutor do reboque fugiu do local do acidente sem prestar assistência às vítimas, de acordo com informações fornecidas pelos bombeiros locais.

As vítimas, a maioria menor de idade, regressavam para a cidade de São Miguel das Matas, depois de participarem numa competição desportiva escolar.

 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1586649

 

 

Más de un tercio de los infractores reincidentes tarda solo seis meses en tener un nuevo accidente

 

 Tres millones y medio de automovilistas provocan al menos un siniestro en tres años, y medio millón de conductores, dos o más

La reincidencia está en el punto de mira de la lucha contra la siniestralidad en las carreteras españolas.

Muchos conductores se han mostrado inmunes a las grandes medidas puestas en marcha en los últimos años: ni el carné por puntos, ni la reforma de Código Penal... nada parece hacerles virar su rumbo temerario.

 

Un estudio elaborado por la Fundación Mutua Madrileña con datos de los años 2007, 2008 y 2009 y una muestra de 1.800.000 conductores no profesionales en toda España da algunas pistas del comportamiento de estos automovilistas inmunizados contra cualquier medida de represión o concienciación.

La principal conclusión del informe es que existe un porcentaje, que aunque pequeño respecto al total de los conductores, supone medio millón de personas a quienes no les disuaden ni sus propios accidentes.

Más de tres millones y medio de conductores, un 15% del total, han causado al menos un accidente en los tres años analizados.

 La mayoría de ellos ha aprendido tras el siniestro del error y modifica sus hábitos de conducción. Según el estudio, coordinado por el catedrático Jesús Vegas Asensio, estos "adquieren pautas de conducción más prudentes".

 

Sin embargo, un tercio (480.000 conductores), el 2% del total, provoca dos o más siniestros en tres años.

160.000 de esos automovilistas vuelven a causar un nuevo siniestro seis meses después del anterior.

Mientras que la mitad, 240.000, se estrella al año.

 

Contra lo que se podría pensar, hombres y mujeres reinciden en igual proporción.

Según el análisis de la fundación dependiente de la compañía de seguros, los jóvenes entre 18 y 29 años son los que "menos aprenden de sus errores al volante": pueden llegar a causar más de dos accidentes en tres años, y tienen un 75% más de probabilidades de volver a provocar un siniestro que el resto de la población.

 

Más accidentes y más graves

Las diferencias entre hombres y mujeres en la siniestralidad al volante siguen siendo muy grandes, y quedan una vez más reflejadas en este trabajo: ellas tienen menos accidentes, y los choques de los hombres son más graves.

Según el informe, los menores de 30 años tienen casi cuatro veces más accidentes con lesionados que los mayores de 60, aunque el rango de edades crítico en función de la gravedad del accidente es el comprendido entre 40 y 50 años.

 

Los expertos explican que esto se debe en gran medida a que en ese grupo de edad los varones "se decantan por coches más caros y potentes y su experiencia se ve contrarrestada en ocasiones por el exceso de confianza".

El grupo de automovilistas entre 60 y 65 años es el que menos accidentes tiene, y los mayores de 70 son los que se vuelven más precavidos al volante tras provocar un siniestro.

También es curioso comprobar la geografía de la reincidencia, que aumenta radialmente desde el centro peninsular "con claro predominio de las zonas noroeste y sureste". Las comunidades en las que se concentra un mayor número de reincidentes, con casi el 3% del total, son Galicia, Asturias y Cantabria; mientras que los conductores de Madrid y Castilla-La Mancha son los que menos recaen en la accidentalidad, con un 1%.

 

Los responsables del informe señalan que las diferencias geográficas "pueden deberse a que [las comunidades con mayor número de reincidentes] son aquellas que tienen un alto índice de lluvia (zona norte) o las que presentan incrementos de población y de densidad de tráfico estacional, es decir, las zonas costeras (sur y levante) debido al turismo".

Los accidentes de los hijos Las diferencias en la siniestralidad entre ambos sexos se van igualando a medida que aumenta la edad.

Un dato curioso es que la accidentalidad registrada en las mujeres a partir de los 50 años está por encima de la de los hombres.

 

Según la Fundación Mutua Madrileña, este dato debe matizarse, ya que "el incremento se produce en muchos casos por la utilización del vehículo de la madre por parte de los hijos de entre 18 y 20 años".

La aseguradora concluye su informe ofreciendo una serie de consejos a los conductores para evitar siniestros: extremar la precaución en caso de lluvia, nieve o calor intenso, realizar un curso de conducción segura, transmitir la experiencia adquirida a los hijos y ayudarles a que se familiaricen con el vehículo, supervisar el estado del vehículo y, por último, aprender de los errores de otros accidentes.

 

http://www.elpais.com/articulo/espana/tercio/infractores/reincidentes/tarda/solo/meses/tener/nuevo/accidente/elpepuesp/20100604elpepunac_14/Tes

 

 

“A saudade é a presença dos ausentes.”

Olavo Bilac

 

 

 

 

 

publicado por cambiantevelador às 23:30
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