Extinção da Brigada de Trânsito
No final do ano de 2009, o Ministro da Administração interna, Dr. Rui Pereira, criou uma comissão de trabalho, a fim de esta estudar a problemática da extinção da Brigada de trânsito e por outro lado fazer um balanço do desempenho de funções da Unidade Nacional de trânsito, sendo essa comissão chefiada pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Dr. Conde Rodrigues;
A referida comissão tinha um prazo de três meses para efectivar um relatório sobre os assuntos referidos no parágrafo anterior, e apresentar esse relatório ao Ministro da Administração Interna findo esse prazo;
Em Fevereiro de 2010, esta associação reuniu com o Ministro da Administração Interna, o qual nos informou que o dito relatório seria entregue no dia 26 de Fevereiro do corrente ano;
No dia 29 de Março, esta associação reuniu com o secretário de Estado da Administração Interna, o qual nos deu a conhecer o conteúdo do referido relatório;
Na referida reunião o Dr. Conde Rodrigues referiu os vários pontos que constituíam o relatório e referiu qual deles seria a solução mais viável para a problemática actual do trânsito da GNR;
Depois de ter sido entregue o relatório a esta associação, foi solicitado (de modo imperativo) pelo Dr. Conde Rodrigues, que teria de ser dada uma resposta no prazo de 8 (oito) dias às propostas apresentadas no dito relatório;
Assim, o MAI teve quatro meses para elaborar um parecer e algumas propostas sobre o assunto supracitado, mas, por sua vez exigiu uma resposta às suas propostas num período de oito dias;
No dia 5 (cinco) de Abril do corrente ano, esta associação entregou no MAI a resposta às propostas apresentadas por esse ministério, tendo salientado de forma objectiva e peremptória a solução para a resolução da actual problemática, resultante da extinção da BT;
Passados, quase, que estão três meses depois da entrega do nosso parecer no MAI, a verdade é que ainda não existiu por parte do Dr. Rui Pereira, nem do Ministério da Administração Interna, uma qualquer resposta ou decisão quanto à matéria em apreço;
Em suma, foi exigida celeridade na nossa resposta, mas, o MAI não se prenunciou de forma alguma, até agora, em relação ao assunto em causa, e em consequência desta indecisão por parte da tutela, continua a aumentar a sinistralidade grave nas estradas anteriormente fiscalizadas pela BT, e tudo pela existência actual de um policiamento e de uma fiscalização deficiente e sem preparação própria para esse desempenho de funções, sendo que, todos os factores indicam que esta situação tende a piorar de dia para dia.
Esta associação e todos os militares da extinta BT, solicitam ao Ministro da Administração Interna, que se dignifique a efectivar uma decisão célere sobre esta situação, uma vez que está em causa um bem maior, que é a vida de quem circula diariamente nas Estradas Portuguesas.
Lisboa, 14 de Junho de 2010
O Presidente da Direcção Nacional
José Fernando Dias Alho
http://www.brigadatransito.com
Brigada de Trânsito de volta: PSD já tem proposta preparada.
http://www.ionline.pt/conteudo/64902-brigada-transito-volta-psd-ja-tem-proposta-preparada
ACP pede «regresso rápido» da Brigada de Trânsito da GNR
O Automóvel Clube de Portugal (ACP) apelou hoje ao “regresso rápido” da Brigada de Trânsito (BT) da GNR, congratulando-se com a iniciativa legislativa que o PSD vai apresentar para a “recuperar”.
Em comunicado, o ACP apela à “rápida correção” do “erro” que foi a extinção da BT, tanto “mais que a época de férias está à porta”.
Há “muito reivindicado” pelo ACP, o Automóvel Clube de Portugal congratula-se com o anúncio da apresentação de iniciativas legislativas que visam o regresso da Brigada de Trânsito, bem como com a abertura demonstrada pelo ministro da Administração Interna.
Na quarta feira, o PSD anunciou que vai apresentar uma iniciativa legislativa para “recuperar” a BT ou uma estrutura idêntica. No parlamento, o ministro Rui Pereira disse “estar disponível” para discutir “com todos os grupos parlamentares” alterações ao funcionamento da Unidade Nacional de Trânsito. Com a entrada em vigor da lei orgânica da GNR, a BT foi extinta, passando os cerca de 2500 militares a fazer parte dos destacamentos territoriais, e foi criada a Unidade Nacional de Trânsito (UNT), com cerca de 160 elementos...
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=455672&page=1
Militar de trânsito da GNR de Vila Real colocou comentário na rede de internet Facebook
Queixou-se da GNR e deu tiro na cabeça
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/queixou-se-da-gnr-e-deu-tiro-na-cabeca
Como e, quem pode fazer cumprir com a sinalização no meio rodoviário!?
A sinalização é um factor decisivo na segurança rodoviária.
A redução da sinistralidade é o reflexo de uma coerência dos sinais nas estradas, avenidas e ruas.
Uma boa sinalização pode fazer toda a diferença na prevenção de acidentes, assegurando uma circulação segura.
Devemos exigir mais e melhor sinalização, porque, a vida não tem preço.
A regulamentação e a fiscalização da sinalização de obras ou de obstáculos ocasionais nas estradas têm, uma enorme influência na prevenção e na redução do número de acidentes de viação.
É importante criminalizar para efeitos de investigação em caso de acidente, quem tenha a responsabilidade de colocar sinais, mesmo que provisórios, nos locais em que decorram obras ou a sinalização de um obstáculo ocasional na via, como por exemplo: um acidente rodoviário.
Os responsáveis das empresas concessionárias ou empreiteiros de obras, têm de identificar, objectivamente, quem tem a função e a responsabilidade de afixar a respectiva sinalização, segundo o Código da Estrada (...)
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/6777.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/20749.html
http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/31780.html
Contradições da vida.
Lei de Zé
Há sempre uma maneira mais fácil de o fazer.
Corolários
Quando estiver a olhar directamente para a maneira mais fácil, especialmente por longos períodos, não a verá. Nem o Zé.
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