Terça-feira, 22 de Junho de 2010

“big brother" rodoviário...

 

ACP:

Automobilistas não devem reservar já chips de matrícula

 

O presidente do ACP critica ainda a introdução de pagamento nestas SCUT, por considerar que não possuem alternativas em «mobilidade e segurança».

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=456174&page=1

 

Via Verde congestionada para pré-reserva do DEM

Milhares acorreram também aos CTT para a pré-reserva dos "chips"

 

Muitas dúvidas e alguns pedidos de adesão levaram milhares de pessoas, ontem, segunda-feira, no primeiro dia de pré-reserva dos dispositivos electrónicos que permitirão pagar portagens nas SCUT a partir do próximo dia 1, às lojas da Via Verde e dos CTT na zona Norte do país.

 

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1599436

 

 

Sistema de radares de VCI fora de serviço há mais de dois anos

 

A empresa remeteu o pedido de esclarecimentos para o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias, tendo mais tarde o gabinete de comunicação da EP dito que era a concessionária da VCI quem tem a responsabilidade de gerir o tráfego da via.

Posição idêntica tem a câmara do Porto que alegou, há dois meses, através de um comunicado, que a concessionário Auto-estradas do Douro Litoral (ADL) assumiu a responsabilidade de substituir materiais na via no protocolo assinado com a autarquia.

 

Questionada pela TSF, esta concessionária, que pertence à Brisa, rejeitou esta responsabilidade e sublinhou que o contrato de concessão não prevê a colocação, manutenção ou substituição dos equipamentos de controlo de velocidade instalados na VCI.

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1599823

 

 

PSD alerta contra “big brother rodoviário” dos chips nas matrículas

http://www.publico.pt/Sociedade/psd-alerta-contra-big-brother-rodoviario-dos-chips-nas-matriculas_1383367

 

 

Comissão de Protecção de Dados põe em causa 'chips' das matrículas

http://aeiou.expresso.pt/comissao-de-proteccao-de-dados-poe-em-causa-chips-das-matriculas=f463692

 

 

Portugal vai pela via mais difícil e mais cara? 

 

Na Suíça quem quer utilizar a auto-estrada ou acha que vai utilizar em número suficiente que justifique comprar um dístico anual, compra-o. Trata-se de um sistema, facilmente monitorizado e que custa anualmente ao utente, cerca de 20 euros.  

 

 

Contrato de Sub-Concessão do Baixo Tejo

 

O Tribunal de Contas deu “luz verde” à concessão rodoviária do Baixo Tejo à Brisa.

 

Trata-se de um conjunto de infra-estruturas, num total de 70 quilómetros, com impacto no distrito de Setúbal, abrangendo os concelhos de Almada, Seixal, Barreiro, Montijo, Moita, Alcochete, Palmela, Setúbal e Sesimbra

A Brisa tem uma participação de 30% no consórcio que detém a concessão Baixo Tejo.

 

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1128&did=107746

http://www.osetubalense.pt/noticia.asp?idEdicao=497&id=16948&idSeccao=3750&Action=noticia

 

 

O meio rodoviário e a infra-estrutura.

 

Sendo o financiamento ao desenvolvimento da rede viária obtido através de novas portagens ou entregue para concessão ou sub-concessão, a consequência directa deverá ser a obtenção de maior segurança no meio rodoviário para o utente dessa infra-estrutura.

 

As entidades na gestão da segurança rodoviária (ANSR; InIR, IP; etc.) assumem nos estados modernos um grau de importância relevante.

 

Os acidentes de viação constituem hoje, mais do que nunca, um grave problema social e económico e neste contexto, os modelos organizacionais diferem de país para país, mas, o importante será que o resultado se traduza numa maior segurança na plataforma para o utente/cliente e para quem nela opera.

 

 

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier."

 

 

 

publicado por cambiantevelador às 09:41
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